Brasil é o pior mercado de ações de mundo, afirma banco

O índice MSCI Brazil aponta uma queda significativa, colocando o país em uma posição desfavorável em relação aos demais mercados globais
Por: Brado Jornal 28.mar.2024 às 15h10
Brasil é o pior mercado de ações de mundo, afirma banco
Amanda Porobelli/Agência Brasil

Segundo dados divulgados pelo banco norte-americano JP Morgan, o Brasil agora ocupa o preocupante título de pior mercado de ações do mundo. A notícia foi divulgada nesta quarta-feira (27), após a análise do índice MSCI Brazil, que acompanha o desempenho das 56 grandes e médias empresas mais destacadas na bolsa brasileira.

Com 30% das empresas listadas pertencentes ao setor financeiro, o índice MSCI Brazil aponta uma queda significativa, colocando o país em uma posição desfavorável em relação aos demais mercados globais. Entre as empresas que compõem 85% do referido índice, estão gigantes brasileiras como Vale, Petrobras, Itaú, Bradesco, Ambev, B3, WEG, Suzano e Itaúsa.

Os índices das empresas norte-americanas listadas na S&P 500 e na Nasdaq dominam as primeiras posições, com o índice Topix, do Japão, ocupando o segundo lugar.

A análise feita pelo JP Morgan considerou os retornos acumulados nos últimos doze meses, destacando o MSCI Brazil como o pior desempenho em todo o planeta.

Apesar de ser citado como a 9ª maior economia do mundo, o Brasil revela-se como um mercado financeiro em estágio inicial, equivalendo a apenas 1% de todo o mercado global de ações.

Uma ilustração preocupante dessa situação foi observada recentemente na bolsa de Nova York, onde o valor de mercado da Truth Social, rede social do ex-presidente Donald Trump, atingiu 10% do valor da estatal brasileira Petrobras em apenas um dia. A Petrobras, por sua vez, há três semanas, perdeu impressionantes R$50 bilhões de valor de mercado em uma única sessão.

Diante desses dados, o mercado financeiro brasileiro enfrenta um momento desafiador, com impactos significativos na economia nacional e na confiança dos investidores.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Carregando..