Denúncias de ‘assédio eleitoral’ crescem no segundo turno

Se o trabalhador se sentir lesado ou pressionado, ele pode denunciar no site do MTP
Por: Brado Jornal 28.out.2022 às 16h52
Denúncias de ‘assédio eleitoral’ crescem no segundo turno
Divulgação

O Ministério Público do Trabalho (MPT) recebeu, até a quinta-feira 27, mais de 1,7 mil denúncias de “assédio eleitoral” na campanha para o segundo turno. Trata-se de um número quase 30 vezes maior que o total registrado até o primeiro turno. Até 2 de outubro, o MTP contabilizava cerca de 60 denúncias de assédio eleitoral — uma alta de quase 3.000%.

O número ainda é oito vezes maior que o registrado em toda a eleição de 2018. Na época, foram contabilizados 212 queixas. O assédio eleitoral é uma prática ilegal em que as empresas tentam influenciar o voto de empregados com ameaças, coação e promessas de benefícios, segundo o Tribunal Superior Eleitoral.

Conforme o MTP, os empregadores podem ser punidos pela Justiça Eleitoral e pela Justiça do Trabalho. A pena pode chegar a quatro anos de prisão e multa. O número de empresas denunciadas também aumentou, de 52 para cerca de 1,3 mil.


Assédio eleitoral por regiões

No segundo turno da eleição, o Sudeste registrou o maior número de denúncias (765); em seguida vem o Sul (501); e o Nordeste (294). Já entre os Estados, Minas Gerais possui o maior número de queixas (496); seguido por Paraná (196) e Santa Catarina (168).



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Carregando..