Jerônimo Rodrigues é eleito governador e mantém dinastia do PT na Bahia

Ex-secretário de Educação recebeu 4,3 milhões de votos, o que representa 52,53% de apoio no Estado; partido chega ao quinto mandato consecutivo no Estado
Por: Brado Jornal 30.out.2022 às 19h38 - Atualizado: 31.out.2022 às 13h11
Jerônimo Rodrigues é eleito governador e mantém dinastia do PT na Bahia
Divulgação

Jerônimo Rodrigues (PT) foi eleito governador da Bahia. Com 100% das urnas apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ex-secretário estadual de Educação já é matematicamente vitorioso entre o eleitorado baiano, somando 4,4 milhões de votos, o que representa 52,79% de apoio. Atrás dele, em segundo lugar, ficou ACM Neto (União Brasil), que recebeu 47,21% dos votos. O resultado deste domingo, 30, confirma as projeções das principais pesquisas eleitorais, que apontavam o candidato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como favorito no segundo turno das eleições de 2022, com vantagem de até 4 pontos percentuais. O resultado do pleito na Bahia representa mais uma derrota do antigo Democratas no Estado. Nas últimas três eleições, o partido, que se uniu com o Partido Social Liberal (PL) para formar o agora União Brasil, havia ficado em segundo lugar, sendo também derrotado pelo Partido dos Trabalhadores. Já a legenda liderada por Lula chega ao quinto mandato consecutivo no Estado.

A disputa do segundo turno ao governo baiano rompe neste domingo, 30, uma tradição do Estado, que elegeu seus governadores em votação única nos últimos seis pleitos. A última eleição decidida em dois turnos no Estado ocorreu em 1994, quando Paulo Souto (PFL) conquistou 58,64% dos votos e derrotou João Durval (PMN), que teve 41,36%. Desde então, todos os pleitos foram em turno único, com o político eleito recebendo de 53% a 75% dos votos. Em contrapartida, o resultado do pleito baiano representa a continuidade da dinastia de 14 anos do Partido dos Trabalhadores (PT) no Governo da Bahia. Desde 2006, apenas dois candidatos foram eleitos ao Executivo estadual: Jaques Wagner, vencedor em 2006 e 2010, e Rui Costa, que se elegeu em 2014 e 2018, conquistando no último pleito 75,50% dos votos em primeiro turno. Da mesma forma, a chegada de Jerônimo Rodrigues ao Palácio de Ondina — sede do governo local, em Salvador –  confirma a virada do PT no pleito deste ano. Embora ACM Neto tenha chegado a liderar as pesquisas de intenções de votos no primeiro turno, com a proximidade da votação, o candidato petista registrou crescimento significativo, ultrapassando o oponente ainda na primeira etapa de votação e garantindo a vitória no Estado.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Tensões entre Diretório Estadual e Municipal do PT em Candeias, Bahia
O PT forma uma federação partidária com o PV e o PCdoB
Carregando..