Meta pode remover notícias do Facebook nos EUA

Big tech se opõe à legislação que tramita no Congresso
Por: Brado Jornal 06.dez.2022 às 14h59
Meta pode remover notícias do Facebook nos EUA
Divulgação

A Meta ameaçou remover notícias de veículos de mídia no Facebook, caso o Parlamento dos Estados Unidos aprove a Lei de Concorrência e Preservação de Jornalismo. Trata-se de um mecanismo que autoriza as empresas de comunicação a cobrarem as big techs por compartilhamento de seus conteúdos.

De acordo com Andy Stone, chefe de comunicações de políticas da Meta, “se o Congresso aprovar uma lei de jornalismo mal considerada como parte da legislação de segurança nacional, seremos forçados a levar em conta a remoção total de notícias de nossa plataforma”.

O porta-voz também disse que a proposta não reconhece os criadores de conteúdo e emissoras que publicam seus conteúdos no Facebook e são beneficiados pela plataforma.


Objetivo do projeto de lei contra a Meta

A proposta foi apresentada em 2021 pelos senadores Amy Klobuchar, do Partido Democrata, e John Kennedy, do Partido Republicano. A legislação pretende impedir o domínio das big techs no campo das notícias.

Os apoiadores do projeto de lei afirmam que as mídias sociais vão ser os “jornais locais de fato” dos Estados Unidos, caso o ato não seja aprovado.

Matt Stoller, diretor de pesquisa do American Economic Liberties Project, em entrevista ao jornal britânico BBC, disse que os meios de comunicação são “comidos vivos” pela Meta. O diretor afirma que “os esforços de Meta para chantagear o Congresso provam novamente por que esse monopólio é uma ameaça às democracias em todo o mundo”.




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Surto de dengue pode ser a pior da história
Acumulado de casos chega a ser três vezes maior que do ano passado
Carregando..