Deputado republicano surpreende e vota em Trump para presidir Câmara dos EUA

Escolha do novo comando da casa de parlamentares enfrenta impasse inédito nos últimos 100 anos; ex-presidente apoia o deputado Kevin McCarthy para o posto
Por: Brado Jornal 06.jan.2023 às 15h59
Deputado republicano surpreende e vota em Trump para presidir Câmara dos EUA
Divulgação

O nome do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (2017-2021), protagonizou um momento inusitado nesta quinta-feira, 5, na Câmara dos Representantes do país por ser votado por um dos congressistas do partido Republicanos para presidir a Casa, que atualmente está mergulhada em um completo caos nos últimos devido a impasse que impede a eleição de seu líder. Durante a votação por ordem alfabética, ao chegar à letra G, o congressista pela Flórida Matt Gaetz, aliado do ex-presidente, declarou seu candidato ao cargo: Donald J. Trump. A indicação de Trump como candidato ao comando da Câmara ocorreu mesmo com o ex-presidente tendo expressado seu apoio ao líder republicano Kevin McCarthy. “É hora de tornar o Congresso grande novamente”, disse Gaetz, em alusão à famosa frase de Trump: “Make America Great Again”.

Gaetz pertence ao grupo ultraconservador Freedom Caucus que se recusa a apoiar o candidato republicano do aparato do partido, Kevin McCarthy. No total, são 20 os congressistas que optaram por outro republicano, Byron Donalds, nas últimas votações, exceto pela anedota do voto em Trump. O próprio Trump se referiu nesta quarta-feira ao bloqueio que o Congresso dos EUA está enfrentando e pediu aos republicanos que apoiem McCarthy. “Republicanos, não transformem uma grande vitória em uma derrota gigantesca e vergonhosa”, sugeriu o ex-presidente, sem ter conseguido convencer seus aliados.

O próprio Trump publicou pouco antes em sua rede social Truth Social uma imagem manipulada que o mostra, em atitude de deboche, ocupando o cargo de presidente da Câmara ao lado do presidente, Joe Biden, e da vice, Kamala Harris. Segundo explicou a emissora “CNN”, não há regra que impeça o voto em uma pessoa apenas por não ser membro da Câmara e os parlamentares podem, basicamente, votar em qualquer um. A Câmara dos Representantes realizou nesta quinta-feira a décima votação para eleger seu presidente, que voltou a não ter sucesso, uma vez que nenhum dos candidatos obteve a maioria necessária. Atualmente, Trump é a maior liderança do partido Republicanos, mas não possui nenhum cargo eletivo representativo, como de deputado.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Não me preocupa atos dos fascistas, diz Lula sobre ato de Bolsonaro
A declaração foi dada nesta terça-feira, 23, em reunião com jornalistas no Palácio do Planalto
Irmão da presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana é morto dentro casa
Irmão de Eremita Mota (PP) foi morto a golpes de picareta por vizinho
Conselho de Ética abre processo contra psolista que agrediu integrante do MBL da Câmara
Glauber Braga acusa membro do MBL de ter ofendido uma pessoa
CCJ da Câmara dá aval a projeto que autoriza estados a legislarem sobre posse e porte de armas
Atualmente, a Polícia Federal é a responsável por cuidar do tema em todo território nacional
Carregando..