EUA elevam o tom e pedem que Brasil ‘calce os sapatos da Ucrânia’

País cobra uma condenação de forma mais incisiva à Rússia
Por: Brado Jornal 17.fev.2023 às 15h52
EUA elevam o tom e pedem que Brasil ‘calce os sapatos da Ucrânia’

Os Estados Unidos elevaram o tom contra o governo do Brasil e estão cobrando uma condenação mais incisiva à Rússia pela invasão da Ucrânia.

Uma semana depois de o presidente Joe Biden receber Luiz Inácio Lula da Silva, a subsecretária de Assuntos Políticos do Departamento de Estado norte-americano, Victoria Nuland, mandou um recado ao país: “Calce os sapatos da Ucrânia”, afirmou.

“Se o Brasil tivesse um grande vizinho pegando pedaços de seu território e o invadindo com militares, esperaria e ansiaria pelo apoio da comunidade democrática para resistir e repelir isso?”, questionou, em conversa com jornalistas, na quinta-feira 16. “Trata-se de defender a Carta da ONU e as regras do mundo que permitiram que nossos filhos crescessem em um ambiente internacional relativamente civilizado”, concluiu.

A fala representa um aumento do tom do governo norte-americano quanto à postura do Brasil. Recentemente, Lula negou pedido da Alemanha para repassar munições a tanques do lado ucraniano e afirmou na última semana que “o Brasil não participará” da guerra.

Até aqui, os EUA vêm tratando em público a postura de Lula como parte do jogo diplomático, uma vez que as nações têm diferentes interesses.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Brasileiro tetracampeão mundial de jiu-jitsu morre aos 39 anos em acidente de moto
Diego Henrique Feltran colidiu com ônibus rural em estrada no interior de São Paulo
Lulinha tinha “comunhão de interesses econômicos” com lobista, diz PF
Polícia Federal aponta “sociedade oculta” em documento ligado a inquérito por tráfico de influência
PL reduz candidatos e deixa Flávio sem palanque na maioria dos estados do Nordeste
Senador terá apoio de apenas três nomes ao governo na região, menos da metade do que Jair Bolsonaro teve em 2022
Deputado do PT cobra que Flávio dê transparência sobre recursos para filme do pai
Rui Falcão questiona prestação de contas dos valores negociados com Daniel Vorcaro para o documentário Dark Horse
Renan Santos afirma que Record não o convidará para entrevistas e debates; candidato cita pesquisa em que aparece com 10%
Em postagem nas redes sociais, o empresário e cofundador do Movimento Brasil Livre (MBL) disse não ter recebido justificativa da emissora e classificou a decisão como “ridícula”, destacando que é a única grande rede a adotar essa postura.
Carregando..