Furacão atinge costa da Flórida com força histórica e deixa mortos nos EUA

O Centro Nacional de Furacões, em Miami, informou que o furacão Helene chegou à costa às 23h10, com ventos de até 225 km/h
Por: Brado Jornal 27.set.2024 às 08h46
Furacão atinge costa da Flórida com força histórica e deixa mortos nos EUA
Reprodução

O furacão Helene, de categoria 4, atingiu a costa do Parque Nacional de Big Bend, na Flórida, na noite dessa quinta-feira (26/9), resultando em três mortes. Vários estados declararam emergência.

O Centro Nacional de Furacões, em Miami, informou que o furacão Helene chegou à costa às 23h10, com ventos de até 225 km/h. A tempestade deixou mais de um milhão de residências e empresas sem energia na Flórida e mais de 50 mil na Geórgia, de acordo com o site de monitoramento PowerOutage.us. As informações são do G1.

Os governadores da Flórida, Geórgia, Alabama, Carolina do Sul, Carolina do Norte e Virgínia declararam estado de emergência.

O furacão foi elevado à categoria 4, sendo classificado como “extremamente perigoso”. Segundo a agência de monitoramento National Weather Service, diversos alertas de inundações foram emitidos, abrangendo áreas desde o norte da Geórgia até o oeste da Carolina do Norte.

Segundo o governador da Flórida, Ron DeSantis, cerca de “noventa abrigos estão abertos em todo o estado em preparação para o desembarque do furacão Helene, incluindo dois abrigos operados pelo estado em Tallahassee e DeFuniak Springs. Esses abrigos estão com mais de 4.700 moradores de áreas que podem ser severamente afetadas pelo furacão Helene”.

O furacão Helene, impulsionado pelo Golfo do México, estava a cerca de 190 km ao sul de Tallahassee. Fortes chuvas já foram registradas na Geórgia. O fenômeno ocorre pouco mais de um ano após o furacão Idalia atingir a Flórida, também como categoria 4 no Golfo do México, mas tocando o solo como categoria 3, próximo a Keaton Beach.


Escolas e aeroportos

Escolas e universidades cancelaram as aulas, assim como os aeroportos de Tampa, Tallahassee e Clearwater suspenderam suas atividades nessa quinta-feira (26/9). Na Geórgia, instituições de ensino também interromperam as aulas. Diversas cidades sob risco de impacto, como Albany, Valdosta e Thomasville, implementaram toque de recolher.

“Ordens de evacuação voluntárias e obrigatórias estão em vigor em vários condados em todo o estado”, divulgou o governador.

Ele destacou que “esta é uma das maiores tempestades” que já enfrentaram.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Rui Costa ironiza relação de caciques do União Brasil com o "Rei do Lixo" e nega perseguição política
Ministro da Casa Civil rebate críticas e diz que operação Overclean atinge aliados de ACM Neto, investigados por contratos bilionários com empresário acusado de desvio de R$ 1,4 bilhão
Deputadas trans têm identidade de gênero ignorada em emissão de visto dos EUA
Duda Salabert e Erika Hilton recebem documentos com marcação de gênero masculino; governo dos EUA é acusado de desrespeitar identidade reconhecida no Brasil
Trump exige demissão de presidente do Fed e critica política monetária dos EUA
Ex-presidente americano chama relatório de Jerome Powell de "desastre completo" e cobra corte urgente nas taxas de juros, em contraste com decisões do Banco Central Europeu
Capitão Alden ganha força para assumir comando do PL na Bahia
Há cerca de um mês, Alden se reuniu com Jair Bolsonaro para relatar o que classificou como “pífio desempenho” do PL nas urnas
Carregando..