Bahia visita o lanterna América-MG em jogo de vida ou morte no Brasileirão

Na briga para escapar do rebaixamento a duas rodadas do fim, Esquadrão enfrenta o último colocado da Série A
Por: Brado Jornal 03.dez.2023 às 10h02
Bahia visita o lanterna América-MG em jogo de vida ou morte no Brasileirão
Bahia fará jogo decisivo contra o América-MG pelo Brasileirão. Crédito: Letícia Martins/EC Bahia

Faltando apenas duas rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, o relógio se torna cada vez mais um inimigo do Esquadrão, que precisa urgentemente voltar a vencer se quiser permanecer na elite do futebol nacional

O destino tricolor para a temporada 2024 será definido diante de dois rivais mineiros.

Primeiro, o Esquadrão encara o América-MG, neste domingo (3), às 18h30, no estádio Independência, em Belo Horizonte. Depois, fecha sua participação na edição 2023 do torneio diante do Atlético-MG, na quarta-feira, às 21h30, na Arena Fonte Nova.

Sobrevivência é o objetivo nesta reta final. Mas o Bahia não depende apenas das próprias forças para conquistar a missão. A dolorosa derrota de 1x0 para o São Paulo, na rodada passada, com gol marcado aos 51 minutos do segundo tempo, fez a equipe do técnico Rogério Ceni também precisar de uma combinação de resultados para escapar. E o rebaixamento já pode acontecer neste fim de semana.

O desastroso cenário pode acontecer se o tricolor perder para o lanterna da competição. Mas não para por aí. Os visitantes Santos e Vasco também teriam que vencer, respectivamente, Athletico-PR (em Curitiba) e Grêmio (em Porto Alegre). Todos os três jogos acontecem de forma simultânea.

Se os resultados combinarem, o Bahia cai para a segunda divisão com uma rodada de antecedência. Isso porque o Esquadrão, hoje na 17ª colocação com 41 pontos, só chegaria a um máximo de 44, enquanto o cruzmaltino já teria 45 e o Santos, 46. Para não deixar a situação ainda mais delicada, é preciso buscar o triunfo a todo custo.

“A gente precisa ganhar os dois jogos. Mas o mais importante é esse de domingo, fora de casa. A única coisa que nos interessa são os três pontos. Vamos pelo triunfo. Certeza que temos totais condições de sair dessa situação. Óbvio que agora a gente depende de alguns resultados, que eu acredito que vão acontecer. Mas a gente tem que ir lá buscar e ganhar. Estamos motivados. É resiliência”, disse o atacante Everaldo, confiante.

O América-MG, por sua vez, não tem muito interesse nessa reta final. Com 21 pontos, o Coelho ocupa a lanterna do Brasileirão, sem chances de mudar de colocação. Foi, inclusive, a primeira equipe rebaixada no campeonato de 2023, há quatro rodadas.

Quando entrar em campo, o adversário terá completado três meses sem ganhar. A última vitória foi no dia 3 de setembro, com o 2x0 sobre o Santos, no mesmo estádio Independência. De lá para cá, cinco empates e dez derrotas. Apesar de encarar um América-MG em péssima campanha e que apenas cumpre tabela, Everaldo pregou respeito.

“Cada jogo do Campeonato Brasileiro é difícil. Não é porque o América-MG foi rebaixado que eles vão baixar a guarda nesses dois últimos jogos. Futebol profissional não é assim. A gente tem que estar focado, confiante e determinado a chegar lá e ganhar o jogo. Não vai ser um jogo fácil, o time do América-MG tem suas qualidades. Mesmo perdendo, eles sempre venderam caro as derrotas. A gente tem que pensar e demonstrar que pode ganhar”, falou.

Escalação

O atacante, inclusive, deve voltar ao time titular. Ele esteve à disposição para enfrentar o São Paulo, após cumprir suspensão na rodada anterior. Mas Rogério Ceni optou por manter o onze inicial que goleou o Corinthians, sem um centroavante de referência e com três zagueiros. A formação, porém, não repetiu a ótima atuação e o time só criou boas chances quando o camisa 9 entrou na etapa final.

Sem contar com o volante Yago Felipe, que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Ceni deve voltar com o esquema de 4-4-2, recolocando o camisa 9 em campo. Ainda para o confronto, o atacante Ademir é dúvida, por dores no ombro.

Um possível Bahia para encarar a equipe mineira tem: Marcos Felipe, Gilberto, Kanu, Vitor Hugo e Camilo Cándido (Luciano Juba); Rezende, Acevedo, Thaciano e Cauly; Biel e Everaldo.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Missão Bitcoin Rio acontece em outubro com programação inédita
A jornada começa em Saquarema, Região dos Lagos, no dia 17 de outubro, com o Workshop de Autocustódia conduzido por Renato Trezoitão
CBF abre escritório em Miami para apoiar torcedores na Copa de 2026
Iniciativa visa facilitar experiência de brasileiros nos EUA, apesar de tensões diplomáticas
Aleluia ganha espaço na Bahia com pré-candidatura ao governo, enquanto João Roma patina
Roma é criticado por lentidão política e falta de clareza.
Allianz Parque, a arena que se transformou em destino turístico, cultural e gastronômico de São Paulo
Muito além dos jogos e grandes shows, arena oferece experiências que vão de restaurantes sofisticados a coworking, tour histórico e sala sensorial inclusiva
Carregando..