MP Eleitoral denuncia Rodrigo Amorim por violência política de gênero

Para a Justiça, o deputado, durante um discurso inflamado, tentou menosprezar e discriminar a vereadora Benny Briolly por ser uma mulher trans
Por: Brado Jornal 05.jul.2022 às 14h45
MP Eleitoral denuncia Rodrigo Amorim por violência política de gênero
Ricardo Borges

O Ministério Público Eleitoral do Rio de Janeiro denunciou o deputado estadual Rodrigo Amorim (PTB) pelo crime de violência política de gênero. Segundo a denúncia, em 17 de maio deste ano, o deputado assediou, constrangeu e humilhou a vereadora de Niterói Benny Briolly (Psol), que se identifica como travesti e vai se candidatar a deputada estadual nas eleições deste ano. Para o MP, o deputado, durante um discurso inflamado, tentou menosprezar e discriminar a vereadora por ser uma mulher trans.

As declarações foram transmitidas pela TV Alerj e divulgadas em diversas plataformas e mídias sociais. Segundo o MP, esta publicidade vitimizou diretamente uma funcionária pública no exercício de suas funções como parlamentar. No Código Eleitoral, quem comete esse tipo de crime pode ter pena de até quatro anos de prisão e multa. Uma condenação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pode também culminar em inegibilidade por oito anos.

Na semana passada, o vereador de Niterói Douglas Gomes foi condenado pela Justiça há um ano e sete meses de prisão pelo crime de transfobia. Membro da bancada religiosa da Câmara Municipal de Niterói se dirigia a Benny Briolly pelo gênero masculino e não o feminino. “Nós vamos recorrer a esta sentença tendo em vista que ela nos pega de surpresa, pois o próprio Ministério Público pediu a minha absolvição, tendo em vista que entendeu que não teve crime”, declarou o parlamentar. O deputado estadual Rodrigo Amorim também nega qualquer tipo de irregularidade.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
TSE decide que presos provisórios poderão votar nas eleições de 2026
Corte eleitoral aplica princípio da anualidade e impede aplicação imediata de trecho da Lei Antifacção
Homem morre após esfaquear segurança em fórum eleitoral de Camaçari
Incidente aconteceu nesta segunda-feira na Região Metropolitana de Salvador
PGR arquiva investigação contra Gilmar Mendes por homofobia
Procuradoria rejeita pedido após ministro do STF se retratar publicamente por declaração considerada inadequada.
Flávio Bolsonaro e Lula aparecem empatados no segundo turno, aponta pesquisa Nexus
Levantamento do BTG Pactual indica leve vantagem do petista, que lidera na maioria dos cenários de primeiro turno
Rui Costa elogia aposta de Lula no agronegócio e compara com governo anterior
Ex-governador destaca volume de recursos e defende diálogo com setor durante lançamento de feira na Bahia
Efeito Renan Santos? MP-BA recomenda suspensão de show de Natanzinho Lima
Prefeitura de Formosa do Rio Preto contratou cantor por R$ 800 mil para vaquejada; valor é considerado excessivo.
Carregando..