Juíza mantém na Justiça Federal investigação do plano do PCC contra Moro

Ministério Público Federal pediu remessa do inquérito à Justiça Estadual de São Paulo
Por: Brado Jornal 30.mar.2023 às 15h59
Juíza mantém na Justiça Federal investigação do plano do PCC contra Moro
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

A juíza da 9ª Vara Federal de Curitiba, Gabriela Hardt, negou pedido do Ministério Público Federal (MPF) de arquivar, na Justiça Federal, a investigação sobre o plano do Primeiro Comando da Capital (PCC) de assassinar o senador Sergio Moro (União-PR), e remeter a investigação para o Ministério Público Estadual de São Paulo.

O procurador José Soares, do MPF no Paraná, alegou que havia um único crime de competência da Justiça Federal — o possível sequestro de autoridade federal (Moro) — que não se consumou e, por isso, a competência para os outros crimes (organização criminosa e crime de porte e posse ilegal de arma de fogo) seria da Justiça Estadual.

O mesmo pedido feito pelo procurador José Soares foi formulado pela defesa de uma dos 11 investigados, Reginaldo Oliveira de Sousa, que também alegou que a Justiça Federal do Paraná é incompetente e que o inquérito deveria ser remetido à Justiça Estadual de São Paulo.

Entretanto, para a juíza o pedido do MPF é prematuro porque a investigação nem ao menos foi concluída pela Polícia Federal. Outros crimes de competência federal poderiam ser informados ao final do inquérito. A Operação Sequaz, que neutralizou os planos do PCC e prendeu nove envolvidos, foi deflagrada na quarta-feira 22, há pouco mais de uma semana, argumentou Gabriela, para negar o pedido do procurador.

“A operação policial foi deflagrada há menos de uma semana, de modo que as lacunas porventura existentes poderão ser esclarecidas pelos elementos de informações que já foram e também por aqueles que ainda serão colhidos (como a oitiva dos investigados), não podendo ser interpretadas —neste momento pré-processual e quando ainda não encerradas as diligências policiais — como o reconhecimento da inexistência de crime”, escreveu a juíza.

Ela também afirmou que a extorsão mediante sequestro não se mostra o único delito federal descoberto durante a investigação, lembrando que os planos do PCC têm “conexão com fatos que foram ou seriam executados também em Cascavel/PR (cidade próxima a Catanduvas/PR), Brasília/DF, Campo Grande/MS e Porto Velho/RO, locais onde estão situados presídios federais e encontram-se encarcerados os líderes da facção do Primeiro Comando da Capital”, explicou a juíza.

Com a decisão, o inquérito segue tramitando na Justiça Federal, em Curitiba.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
MPF é acionado para retirar publicidade de site adulto na camisa do Vitória
Advogado requer que MPF, Conar e Procon analisem patrocínio do Fatal Model, que estampa camisa do Vitória
ViaBahia: Diego Castro aciona Justiça para suspender cobrança nos pedágios da BR-324
Diego requereu uma liminar para que a ViaBahia execute integralmente as cláusulas do contrato de concessão
Senado vai recorrer contra decisão do STF que suspende desoneração da folha
Pacheco ressaltou que premissa da AGU - que havia pedido ao Supremo que fosse declarada inconstitucional da desoneração - não é verdadeira
Carregando..