Justiça anula decisão que afastou Jorge Viana e o reconduz ao cargo

A decisão é liminar
Por: Brado Jornal 26.mai.2023 às 14h49
Justiça anula decisão que afastou Jorge Viana e o reconduz ao cargo
APEX, jorge viana, justiça

O TRF1 decidiu nesta quarta-feira (24) anular a decisão que suspendeu a posse de Jorge Viana na presidência Agência de Promoção de Exportações do Brasil (APEX-Brasil). A decisão é liminar.

A nomeação havia sido questionada pelo senador Flávio Bolsonaro, que alegou que Viana não comprovou fluência em inglês, um requisito essencial para a função.

O pedido foi aceito pela 5ª Vara Federal Cível do DF, mas foi revertido pelo TRF1, que considerou a exigência ilegal e sem fundamento legal. Com isso, a posse de Viana está mantida e ele pode continuar em seu cargo na agência responsável pela promoção de exportações e investimentos do país.

O juiz Marcos Augusto de Souza acolheu o recurso da Advocacia-Geral da União (AGU), concordando com o argumento apresentado pela União de que Viana preenche os requisitos exigidos para ocupar o cargo.

Segundo a decisão, o conhecimento de inglês não é atributo exclusivo de certificado de proficiência ou conclusão de curso, podendo ser desenvolvido por outras formas, tais como a atuação por sete anos como membro da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, bem como em diversas missões no exterior.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
João de Deus tem pena reduzida de quase 500 para 214 anos de prisão
Líder religioso, condenado por crimes sexuais em múltiplos processos, teve sentenças reavaliadas pelo Tribunal de Justiça de Goiás após recursos da defesa
Anexos da delação de Daniel Vorcaro são finalizados
Negociação do acordo de colaboração com PGR e PF deve iniciar após entrega do material pelo ex-banqueiro.
Ex-noviço Brendo Silva denuncia Frei Gilson ao Ministério Público por supostas declarações discriminatórias contra LGBT+ e mulheres
Autor do livro “A vida secreta dos padres gays” aciona o MP contra o frade franciscano conhecido por pregações conservadoras
Carregando..