Justiça derruba lei que proibia banheiros “unissex” em escolas

O acórdão com a decisão foi publicado em 18 de maio pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça (TJSP).
Por: Brado Jornal 29.mai.2023 às 16h59
Justiça derruba lei que proibia banheiros “unissex” em escolas

A Justiça declarou inconstitucional a lei que tornava obrigatória a instalação de banheiros masculinos e femininos na rede pública e privada de ensino de Piquete, interior de São Paulo (SP).

A lei também proibia o funcionamento de banheiros “unissex”, ou seja, de uso livre por pessoas de qualquer gênero.

A ação direta de inconstitucionalidade contra a lei foi proposta pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP).

O acórdão com a decisão foi publicado em 18 de maio pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça (TJSP).

Nos autos do processo, o Procurador-Geral de Justiça (PGJ), Mario Sarrubbo, sustentou que a lei violava a Constituição Federal por afrontar os preceitos da “dignidade humana” e da “liberdade de orientação sexual”. 

De acordo com Sarrubbo, além disso, a lei invadiu esfera de competência exclusiva da União para legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional, violando o princípio do pacto federativo.

No acórdão, ao acatar a tese do MP-SP, o relator desembargador do caso Vico Mañas anotou que a lei municipal “limita a liberdade, desconsidera a solidariedade humana, dissemina tratamento desigual e preconceitos de sexo, obsta o pleno desenvolvimento da pessoa, esvazia a formação e o exercício da cidadania, impõe obstáculos para o acesso e permanência na escola, restringe a liberdade de aprender e de divulgar o pensamento, infirma a garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida”, ferindo diversos direitos essenciais.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
EUA interrompem atendimento no Brasil
Postos diplomáticos não recebem o público nesta sexta-feira (2); o motivo da ameaça não foi informado
Fachin cobra da PF apuração “sem exceção” de ministros no caso Master
O ofício a Andrei Rodrigues fala em “inequívoco interesse institucional”. A reunião prevista para o dia 13 deve ser antecipada
Presidente do TSE, Nunes Marques, discursa em rede na véspera do 1º turno
Pronunciamento ocorre neste sábado (3), um dia antes da votação, e será transmitido pela rede nacional de rádio e TV
Em protesto contra o STF, Cury estuda pedir adiamento das eleições
O candidato do Avante criticou a exclusão do debate da Globo e chamou Lula de “pai dos ricos”. A sigla fez um minuto de silêncio de preto
Eleições 2026: Brado transmite programa especial ao vivo até o fim da apuração; coloque na sua agenda
O especial marca a reta final do primeiro turno das eleições de 2026, com a equipe reunida para acompanhar, em tempo real, o desfecho das urnas até o fim da apuração.
Petrobras confirma óleo no poço Morpho
Achado em uma camada mais profunda, na costa do Amapá, soma-se à descoberta já registrada em agosto
Carregando..