Salvador: MP pede interdição de hotel evacuado após incêndio

Órgão também pediu que Golden Park realoque hóspedes em outras unidades hoteleiras de mesmo padrão de qualidade, arcando com despesas do traslado e da permanência dos consumidores.
Por: Brado Jornal 06.dez.2023 às 15h16 - Atualizado: 06.dez.2023 às 15h17
Salvador: MP pede interdição de hotel evacuado após incêndio

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) pediu que a Justiça mantenha, em caráter liminar, a interdição do Hotel Golden Park, localizado no bairro da Pituba, em Salvador, onde ocorreu um incêndio no domingo (3). Ninguém ficou ferido.

Segundo informações do MP-BA, no pedido, feito pela promotora de Justiça Joseane Suzart, na terça-feira (5), foi solicitado que o hotel siga fechado até que execute um Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSIC).

Durante a interdição, o Ministério Publico pediu que a Justiça determine que o Golden Park realoque os hóspedes em outras unidades hoteleiras de mesmo padrão de qualidade, arcando com as despesas do traslado e da permanência dos consumidores.

De acordo com o MP-BA, o pedido levou em consideração o incêndio, que teve início em um dos quartos no primeiro andar da unidade. Foi considerado ainda o fato de o Golden Park ter firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o órgão estadual, onde reconheceu a necessidade de sanar irregularidades detectadas em inspeções do Corpo de Bombeiros Militar e da Vigilância Sanitária de Salvador.

Dentre os compromissos firmados no acordo feito em janeiro deste ano estava a apresentação do PSIC até fevereiro de 2024.

“Embora esteja no prazo para apresentar e iniciar a execução do projeto, o incêndio, ainda que sem vítimas, impossibilita o hotel de abrigar novas pessoas, bem como de ter nas suas instalações funcionários ou prestadores de serviços”, explicou Joseane Suzart.


O incêndio

O hotel Golden Park foi evacuado no início da manhã de domingo (3), após um dos quartos ter sido atingido por um incêndio.

Segundo informações da Defesa Civil de Salvador (Codesal), as chamas começaram em um dos quartos no primeiro andar do estabelecimento, que fica na Avenida Manoel Dias da Silva.

A gerência do hotel disse para a equipe da TV Bahia que o fogo começou no aparelho de ar condicionado do cômodo, onde estavam um casal e uma criança. A mulher viu as chamas e saiu correndo com a família. [Veja nota do hotel abaixo]

Apesar dessa informação, uma perícia será realizada para determinar o que provocou o incêndio. O fogo não atingiu outros espaços, contudo, corredores foram tomados por uma fumaça densa.

Equipes do Corpo de Bombeiros combateram as chamas e os hóspedes foram retirados dos quartos às pressas. Uma mulher que estava no mesmo andar relatou que, na hora do desespero, pensou em pular a janela, porém, saiu pendurada em corda improvisada com lençóis.

No momento do ocorrido, cerca de 170 pessoas estavam no local. Algumas inalaram fumaça e foram atendidas por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pelo Salvar. Um homem precisou ser levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), porém, já teve alta.

A vistoria preliminar feita pela Codesal indica que esquadrias e parte da cobertura de gesso foram prejudicadas pelo calor, mas não houve danos estruturais. Os pavimentos já foram liberados para os hóspedes, exceto o primeiro, que está interditado para limpeza e outras providências.


Veja abaixo a nota emitida pelo hotel:

"O Hotel Golden Park Salvador enfrentou um pequeno incidente de incêndio na manhã deste domingo, 03/12/2023. O fogo teve início por volta das 6 horas da manhã, em um dos apartamentos localizados no primeiro andar do estabelecimento.

Imediatamente, o Corpo de Bombeiros foi acionado e prestou atendimento, conseguindo controlar e extinguir o fogo, além de realizar o rescaldo na área afetada. É importante destacar que nenhum hóspede ou colaborador do hotel sofreu ferimentos durante o ocorrido.

O incêndio foi limitado ao quarto onde se originou e a uma parte do primeiro andar, não se alastrando para outras dependências do hotel. A equipe da Codesal (Defesa Civil de Salvador), que esteve no local, constatou que não houve danos estruturais ao prédio, permitindo assim a continuação das operações do hotel. No entanto, o primeiro andar permanecerá interditado temporariamente até a conclusão dos trabalhos de limpeza e restauração.

As causas do incêndio estão sendo investigadas pela perícia do Corpo de Bombeiros, cujo resultado deverá ser divulgado na próxima semana. A administração do Hotel Golden Park Salvador está comprometida em tomar todas as medidas necessárias para garantir a segurança de seus hóspedes e colaboradores, bem como para a recuperação das áreas afetadas pelo incidente."




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Nome do principal pré-candidato da direita em Salvador é lançado na noite deste sábado (27)
Alexandre Moreira, pré-candidato a vereador de Salvador pelo PL, mesmo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro
R$ 1 bi em viagens: Lula pede mais viagens pelo Brasil e menos ao exterior
Para impulsionar o turismo regional, Lula incentivou a compra de aviões da Embraer, que são menores que das concorrentes como Airbus e Boeing
Felipe Neto é autuado por injúria após ofender Arthur Lira
O comunicador diz ter se surpreendido com reação do deputado
Carregando..