Juiz dispensa exame criminológico e autoriza regime semiaberto para preso por roubo

Magistrado afirmou que a medida vai de encontro a entendimento do STF que reconheceu a violação massiva de direitos fundamentais dos presos
Por: Brado Jornal 17.abr.2024 às 13h14
Juiz dispensa exame criminológico e autoriza regime semiaberto para preso por roubo
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O juiz da Vara de Execuções Criminais de Bauru (SP), Davi Marcio Prado Silva, dispensou a realização de um exame criminológico e autorizou a progressão de regime (do fechado para o semiaberto) para um criminoso preso por roubo.

A exigência de exame criminológico está prevista na nova lei sobre saídas temporárias de presos, as chamadas saidinhas, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na semana passada.

Nesses testes, são realizadas avaliações psicológicas e sociais, levando em conta os antecedentes e personalidade, para classificar um criminoso.

De acordo com o juiz da Vara de Execuções Criminais de Bauru (SP), a medida incluída na legislação é “inconstitucional”.

Segundo ele, a nova regra viola os princípios da individualização da pena, da dignidade da pessoa humana e da duração razoável do processo.

“Evidente que a nova legislação, no ponto que determina a realização obrigatória, indiscriminada e abstrata do exame criminológico como requisito à progressão de regime, padece de inconstitucionalidade”, afirmou o juiz.

Silva também afirmou em sua decisão que a medida vai de encontro a entendimento do STF que reconheceu a violação massiva de direitos fundamentais dos presos em razão da superlotação de presídios brasileiros.

“Verifica-se a gravidade e a extensão do julgado que, à luz da nova legislação, é potencialmente atingido diante do agravamento do problema da superlotação carcerária por conta da exigência abstrata e indiscriminada do exame para todos os casos de progressão de regime”, disse o magistrado na decisão.

Davi Marcio Prado Silva alega que comunicou sua decisão ao STF. O relator da ação sobre a situação carcerária no Brasil é Flávio Dino.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Justiça pela terceira vez pedido de prisão contra motorista de Porsche
Empresário assumiu risco de matar e ferir ao guiar em alta velocidade, segundo denúncia
8/1: STF já condenou mais de 200 pessoas
Penas chegam a 17 anos
Sem denúncia, Silvinei Vasques completa 8 meses preso por ordem de Moraes
PF alega que a prisão do ex-chefe da PRF é importante para 'produção de provas'
Delegado preso no caso Marielle pede para ser ouvido
O ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro está preso por envolvimento na morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes
STF nega progressão de pena para Daniel Silveira
Alexandre de Moraes, já havia negado a progressão de pena do ex-deputado em 3 de abril deste ano
Ator francês é preso por agressões sexuais
Anteriormente, Gérard Depardieu já foi acusado de agressões sexuais por outras 2 mulheres
Carregando..