Justiça Federal determina desmontagem e realocação da Capela Nossa Senhora da Boa Viagem, em Estância (SE)

Construída há mais de 400 anos pelos jesuítas na Praia do Saco, a capela deverá ser removida em até seis meses por decisão judicial que cita ocupação irregular da faixa de areia e risco de erosão costeira
Por: Brado Jornal 13.abr.2026 às 10h14
Justiça Federal determina desmontagem e realocação da Capela Nossa Senhora da Boa Viagem, em Estância (SE)
Foto: Aristeu Barbosa
A Justiça Federal em Sergipe determinou que a Capela Nossa Senhora da Boa Viagem, localizada na Praia do Saco, no município de Estância, seja desmontada e realocada em outro local. A sentença foi proferida pelo juiz federal Rafael Soares Souza, da 7ª Vara Federal de Sergipe, no âmbito de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Federal.

A decisão estabelece prazo de seis meses para a remoção. A capela, construída no século XVI pelos jesuítas, é considerada patrimônio histórico, cultural e religioso do município. A sentença determina que a desmontagem e a reinstalação preservem, na medida do possível, as características arquitetônicas e estéticas da estrutura. Também prevê a recuperação ambiental da área atualmente ocupada pela capela.

A ação civil pública foi movida contra a Diocese de Estância, a União, o Estado de Sergipe, o Município de Estância, o Ibama e a Adema. Segundo a decisão, a edificação está localizada em faixa de areia onde não é permitida construção, classificada como área de preservação permanente e de uso comum do povo. O juiz apontou ainda risco à estrutura devido ao avanço do mar e ao processo de erosão costeira.

A Prefeitura de Estância informou que vai recorrer da decisão. O procurador do município, Alysson Leite, declarou que a administração foi surpreendida pela sentença e que entrará com embargo para que o juiz esclareça como seria possível desmontar uma estrutura com mais de 400 anos. A Diocese de Estância e o Governo do Estado de Sergipe também manifestaram intenção de recorrer, destacando o valor histórico e cultural da capela.

A capela havia sido restaurada recentemente e voltou a funcionar em 2025, com autorizações para celebrações religiosas. A Praia do Saco é um dos pontos turísticos mais visitados da região.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Justiça determina prisão de Verônica Costa após condenação por tortura
Ex-vereadora não foi localizada e passa a ser considerada foragida no Rio
Roberta Roma (PL) pode ser a mulher mais votada da Bahia em 2026, dizem bastidores
Eleita há quatro anos com 160.731 votos, ela foi a parlamentar mais votada entre as mulheres da Bahia e a sexta no geral. Recebeu votos em todos os 417 municípios. Agora, confirma a disputa pela reeleição
Evento com Renan Santos em Salvador muda de local e será em frente à Reitoria da UFBA
Ato marcado para domingo (27), às 16h, deixa o Campo da Pólvora e passa a ser realizado no campus da universidade; encontro também reforça candidatura local de Quécia Reis
Assessores de Lula receberam relógio, joias e festa de Roberta Luchsinger
Mensagens mostram presentes a Swedenberger Barbosa e à secretária Cláudia Troiano
Pesquisa coloca Rui Costa à frente na disputa ao Senado na Bahia
Levantamento ouviu 1.400 eleitores e registra diferença de mais de 12 pontos sobre Jaques Wagner
Zelensky diz na ONU que Putin quer ampliar a guerra e cita soldados de 47 países
Presidente ucraniano afirma que europeus têm alertas de inteligência sobre avanço russo até território da Otan e pede novas sanções a Moscou
Carregando..