Argentina entregará aos EUA avião venezuelano retido no país

Avião venezuelano pousou no Aeroporto Internacional de Ezeiza (foto) em 8 de junho de 2022
Por: Brado Jornal 04.jan.2024 às 11h33 - Atualizado: 04.jan.2024 às 10h33
Argentina entregará aos EUA avião venezuelano retido no país

A Justiça da Argentina decidiu entregar à Justiça dos Estados Unidos um avião venezuelano que estava retido no país desde junho de 2022. O juiz federal Federico Villena atendeu a um pedido do distrito de Columbia. O caso está sob segredo de Justiça. As informações são do Clarín.

O caso envolve autoridades venezuelanas, argentinas, norte-americanas e iranianas. A bordo do avião estavam 19 tripulantes, sendo 5 cidadãos do Irã, que tiveram seus passaportes retidos à época, e 14 venezuelanos. Eles foram alvo de várias acusações, como violação de sanção e ligação com atentados terroristas. 

Em resposta, o governo venezuelano criticou a “decisão servil” da Justiça argentina e disse se tratar de um “roubo” do avião. O Ministério das Relações Exteriores da Venezuela publicou uma nota sobre o assunto. 

“A República Bolivariana da Venezuela rejeita e condena categoricamente a decisão, claramente servil aos interesses imperiais, tomada pelo juiz federal argentino Federico Villena, que tenta realizar o roubo da aeronave venezuelana”, afirma. 


O CASO

O Boeing 747 chegou à Argentina em 6 de junho de 2022, vindo do México, e pousou em Córdoba. Depois, seguiu para Buenos Aires. O avião está retido no Aeroporto Internacional de Ezeiza, a pouco mais de 30 km da capital Argentina, desde 8 de junho. Na data, ele tentou voar para o Uruguai, mas foi impedido de pousar e retornou a Ezeiza.

Segundo o Clarín, o avião foi registrado pela companhia aérea Emtrasur, com sede em Caracas, em 23 de janeiro. A Emtrasur é uma filial da venezuelana Conviasa, que está na lista de sanções do Tesouro dos Estados Unidos.

Antes, por 15 anos, a aeronave pertenceu à empresa iraniana Mahan Air. Os Estados Unidos consideram a companhia iraniana como parte de uma organização terrorista.

Também de acordo com o Clarín, o piloto do avião, Gholamreza Ghasemi, é investigado pela Justiça argentina por possíveis ligações com a Força Quds, a Guarda Revolucionária de Teerã, listada como terrorista pelas autoridades norte-americanas.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Morre o jornalista esportivo Antero Greco, aos 69 anos
Jornalista havia descoberto um tumor no cérebro há cerca de dois anos. No dia 12, ele foi internado no no Hospital Beneficência Portuguesa, na capital paulista.
Morre narrador Silvio Luiz, aos 89 anos
Ele estava internado no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, desde o dia 8 de maio
Governo dos EUA propõe reclassificar maconha como droga de baixo risco
Biden classificou essa medida como “monumental”
Carregando..