Papa Francisco não celebrará missa de Páscoa devido a problemas de saúde

Após grave crise respiratória, pontífice delega celebrações da Semana Santa a cardeais do Vaticano; cardeal Angelo Comastri presidirá missa do Domingo de Páscoa
Por: Brado Jornal 17.abr.2025 às 07h47
Papa Francisco não celebrará missa de Páscoa devido a problemas de saúde
Reprodução/Agência Brasil

O Vaticano anunciou nesta quarta-feira (16) que o papa Francisco não participará da missa de Páscoa, marcada para o próximo domingo (20), na Praça São Pedro. Segundo comunicado oficial, a decisão foi motivada por razões de saúde, após o pontífice enfrentar uma severa crise respiratória.

Em seu lugar, o cardeal Angelo Comastri, arcipreste emérito da Basílica Vaticana e vigário emérito da Cidade do Vaticano, foi designado para conduzir a solene celebração pascal, uma das mais importantes do calendário litúrgico da Igreja Católica.

A ausência de Francisco na Páscoa ocorre semanas após ele ter recebido alta do hospital Gemelli, em Roma, onde esteve internado por 38 dias devido a uma bronquite que evoluiu para pneumonia dupla — condição particularmente delicada para o papa, que já teve parte de um dos pulmões removida ainda na juventude.

Desde então, a saúde do pontífice tem sido cuidadosamente monitorada, e a Santa Sé reorganizou a agenda da Semana Santa, redistribuindo as celebrações entre altos membros da Cúria Romana:

  • A Missa Crismal da Quinta-feira Santa será presidida pelo cardeal Domenico Calcagno;

  • A Liturgia da Paixão da Sexta-feira Santa ficará a cargo do cardeal Claudio Gugeroti, prefeito do Dicastério para as Igrejas Orientais;

  • No Sábado Santo, a tradicional Vigília Pascal será conduzida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.

Francisco retornou ao Vaticano no dia 23 de março, após aquela que foi considerada a mais grave crise de saúde em seus 12 anos de pontificado. Apesar de debilitado, ele tem se mantido informado sobre as atividades litúrgicas e administrativas da Igreja.

A decisão de não presidir a missa de Páscoa reforça a preocupação com o estado de saúde do papa, que aos 88 anos, continua a exercer o papado, mesmo diante de crescentes limitações físicas.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Motoristas de autoescolas em Salvador manifestam contra mudanças na legislação
Mobilização nacional busca reverter proposta que desobriga frequência em autoescolas para obtenção da CNH
Amazon planeja trocar 600 mil vagas por máquinas nos estados unidos
Estratégia de automação visa cortar custos e impulsionar eficiência em centros de distribuição
Brasileiros buscam cidadania do Benin para reconectar raízes africanas
Lei de nacionalidade incentiva reparação histórica e reconexão cultural
Carregando..