Escândalo dos respiradores: Situação de Rui Costa fica complicada

Anunciado por Capitão Alden, a casa pode cair para Rui Costa na CPI dos respiradores
Por: Brado Jornal 10.nov.2021 às 21h04 - Atualizado: 10.nov.2021 às 21h28
Escândalo dos respiradores: Situação de Rui Costa fica complicada

Nesta tarde de quarta-feira (10), aconteceu a sessão secreta da CPI da Covid no RN com Paulo de Tarso, dono da Biogeoenergy.

A solicitação foi feita pelo próprio, fornecendo informações sigilosas e, segundo informações do Blog do BG, o que foi antecipado até aqui é gravíssimo e envolve propina pesada para agentes públicos relacionados a compra dos respiradores.

Ainda será marcado uma audiência com o procurador-geral da República, onde Paulo de Tarso se comprometeu a dar novos dados. As informações foram dadas no vídeo pelo deputado estadual Kelps Lima. Os deputados estaduais Capitão Alden e Soldado Prisco, durante participação na Brado Rádio, nesta quarta-feira (10), apresentaram uma série de informações sobre o caso dos respiradores que vem sendo investigado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. 

Baseados no relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA), que identificou irregularidade nas compras dos equipamentos que seriam utilizados para o combate aos casos mais graves do Covid-19, os parlamentares afirmaram que irão buscar, mais uma vez, a abertura de uma CPI na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). 

Capitão Alden esteve na última semana no Rio Grande do Norte a convite do deputado Kelps Lima pra assistir o depoimento do ex-Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Bruno Dauster, que ficou calado. 

O parlamentar relatou que tentou a abertura de uma comissão, mas que a mesma não foi aprovada pelos deputados.

“O TCE identificou que houve pagamento antecipado de valores elevados sem a devida avaliação de risco de inadimplência das fornecedoras e a adoção das devidas garantias dos instrumentos contratuais mínimos e comprimento desses termos do contrato. Não existia a previsão de multas ou punição em caso de possíveis danos aos equipamentos ou impossibilidade da entrega dos itens contratados. O TCE conseguiu comprovar através de documentações que foram inseridas no processo que milhões de reais foram pagos de forma antecipada, sem nenhuma garantia de entrega desses recursos. Mesmo assim, a Assembleia não entendeu ser necessária a abertura da CPI até este presente momento”, reiterou Alden.

O deputado Soldado Prisco, que assinou o documento favorável a instalação da CPI, ressaltou a necessidade de investigação por parte da Alba. “Não pode ficar esquecido. Precisamos buscar respostas para o escândalo que provocou o prejuízo aos cofres públicos de pelo menos R$ 48 milhões. O governador Rui Costa, como presidente do Consórcio Nordeste, na época, precisa explicar. Ficar calado sobre o tema só embasa a tese de que é preciso apurar”, disse Prisco.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Felipe Neto chama Arthur Lira de 'excrementíssimo'
Fala aconteceu durante sessão na Câmara desta terça-feira (23)
PL e PT recorrem contra decisão que livrou Moro da cassação
Recursos foram protocolados nesta segunda-feira (22) e, agora, TRE-PR deve abrir prazo para a defesa de Moro e suplentes
Moraes autoriza pedido da PGR e determina novas apurações em inquérito contra Bolsonaro por cartão de vacina
Em março, PF pediu indiciamento do ex-presidente e outras 16 pessoas
Não me preocupa atos dos fascistas, diz Lula sobre ato de Bolsonaro
A declaração foi dada nesta terça-feira, 23, em reunião com jornalistas no Palácio do Planalto
Política única em segurança pública é uma bobagem, diz Caiado
O governador participou do "Seminário Brasil Hoje", realizado pelo grupo Esfera Brasil, em São Paulo
Carregando..