A articulação para dificultar a abertura de impeachment de ministros do STF

Presidida por Ricardo Lewandowski, comissão de juristas no Senado é responsável por esboço de projeto entregue a Pacheco
Por: Brado Jornal 29.nov.2022 às 14h45
A articulação para dificultar a abertura de impeachment de ministros do STF
Divulgação

O impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) pode se tornar ainda mais difícil de ocorrer. Isso porque a comissão de juristas do Senado que debate a atualização da lei do impeachment propôs o seguinte: juízes não serão punidos por crime de responsabilidade por interpretarem a Constituição.

Instalada em março e presidida pelo ministro do STF Ricardo Lewandowski, a comissão é composta de mais 11 professores, advogados e um procurador de Justiça. O objetivo, ao rever a Lei 1.079/1950, foi conceber uma “nova norma mais atualizada” em relação à Constituição de 1988 e “condizente com a jurisprudência formada em torno do assunto nos últimos anos”.

A ideia foi discutida na semana passada, informou reportagem do jornal Gazeta do Povo publicada no domingo 27. O esboço do texto vai ser entregue ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para começar a tramitar.

Com a medida da comissão, pretende-se afastar quaisquer possibilidades de condenar magistrados pelo “crime de hermenêutica”, isto é, em razão de alguma decisão que interprete a Constituição ou a lei de determinada maneira, ainda que venha a ser considerada incorreta por outros juízes no futuro.

Na prática, esse tipo de dispositivo blinda ministros do STF ou de outros tribunais cujas decisões são criticadas precisamente por contrariarem dispositivos da Constituição, ou da lei, quando os relativizam, por meio de interpretações nem sempre consideradas corretas.

Atualmente, tramitam no Senado mais de 40 pedidos de impeachment contra os atuais ministros do STF. O principal alvo é Alexandre de Moraes, com 17 ações. Ele também é um dos citados em um pedido de CPI na Câmara dos Deputados para apurar suposto abuso de autoridade em suas decisões contra apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Bolsonaro solicita impedimento de Zanin em recurso contra inelegibilidade
Advogados de ex-presidente pediram ao ministro que se declare impedido ou suspeito de analisar recurso dele contra decisão do TSE
PF denuncia tentativa de ataque hacker e suspende emissão on-line de passaporte
Segundo a corporação, o caso já está sendo investigado
Nunes Marques manda retirar tornozeleira eletrônica do bicheiro Rogério Andrade
O ministro do STF também revogou o recolhimento noturno domiciliar imposto ao contraventor
Moraes ordenou remoção do perfil de Flávio Gordon por compartilhar conteúdo crítico às urnas eletrônicas
A ordem de banimento foi assinada pelo juiz auxiliar da Presidência do TSE, Marco Antonio Martin Vargas.
Abril vermelho: MST invadiu 28 terras em 11 estados
O movimento informou que há 40 ações em andamento, alcançando o total de 16 estados e o Distrito Federal
Flávio Bolsonaro sugere que Lula durma em embaixada para economizar
A fala do senador faz referência ao episódio de seu pai que passou duas noites na Embaixada da Hungria em Brasília depois de ter seu passaporte retido pela PF
Carregando..