Gabriela Hardt pede para deixar a Lava Jato

Hardt vem conduzindo os processos derivados da operação desde a última terça (23)
Por: Brado Jornal 26.mai.2023 às 15h41
Gabriela Hardt pede para deixar a Lava Jato

A juíza substituta Gabriela Hardt, que assumiu os processos da Lava Jato após o afastamento do juiz Eduardo Appio, pediu remoção do cargo para participar de um concurso interno do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

Hardt vem conduzindo os processos derivados da operação desde a última terça (23), e também já julgou casos anteriores logo após a saída de Sérgio Moro da 13ª Vara Federal de Curitiba. Ela foi a responsável pela condenação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no inquérito que apurou o pagamento de propina por meio da reforma de um sítio em Atibaia (SP).

Em nota divulgada a um site nesta sexta (26), o TRF4 disse que a remoção de Hardt está em andamento no concurso para assumir outra vara em um dos estados abrangidos pelo tribunal. A juíza tem até o dia 29 para decidir se mantém ou não o pedido de transferência.

“A Drª Gabriela Hardt manifestou interesse em concorrer à remoção, assim como diversos outros magistrados. Porém, não há como ter uma definição, neste momento, de que a magistrada vai conseguir se remover da 13ª Vara Federal de Curitiba, até mesmo porque pode haver desistência por parte dela”, disse o tribunal.

Ainda segundo o TRF4, após o encerramento dos prazos, o processo é instruído e levado a julgamento pelo Conselho de Administração da Corte. Somente após julgado o feito pelo colegiado é que a eventual remoção será confirmada.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, na tarde desta sexta (26), que a Organização das Nações Unidas (ONU) confirmou que a Conferência do Clima de 2025 será realizada em Belém, capital do Pará. A candidatura da cidade para sediar a COP30 havia sido formalizada em janeiro.

Lula anunciou a confirmação em um vídeo publicado nas redes sociais junto do ministro Mauro Vieira, das Relações Exteriores, e do governador paraense, Helder Barbalho (MDB-PA). A decisão da ONU, segundo Vieira, foi dada no dia 18 de maio e divulgada agora.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Aliados de Bolsonaro recuam de pressão por CPI do Banco Master após acordo com Alcolumbre
Parlamentares do PL desistem de instalar comissão durante sessão do Congresso que deve focar na derrubada de vetos à lei de redução de penas.
Congresso derruba veto de Lula e aprova lei da dosimetria
Parlamentares impõem mais uma derrota ao Planalto ao validar regras que alteram cálculo e progressão de penas, com impacto sobre condenados do 8 de Janeiro.
Alcolumbre afirma ter apenas opinado sobre placar de Messias
Presidente do Senado explica cochicho a Jaques Wagner antes de derrota histórica no STF
Governo suspeita de traição do MDB na rejeição de Messias
Aliados de Lula mapeiam votos contrários na bancada emedebista após derrota histórica no Senado
Pesquisa Quaest revela preferências do eleitorado baiano para governador em 2026
Levantamento indica que quase metade dos baianos deseja um candidato alinhado ao presidente Lula, enquanto independentes aparecem em segundo lugar.
Lula aceita derrota no veto da dosimetria após priorizar Messias
Planalto concentrou esforços na vaga do STF e abriu mão de resistir no Congresso
Carregando..