Toffoli vota a favor da Gradiente na disputa pela marca ‘iPhone’

Processo iniciado em 2013 teve decisão favorável ao registro exclusivo do termo pela empresa brasileira
Por: Brado Jornal 02.jun.2023 às 19h08
Toffoli vota a favor da Gradiente na disputa pela marca ‘iPhone’
ROSINEI COUTINHO/SCO/STF

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou favoravelmente à empresa Gradiente na disputa contra a Apple. As companhias disputam a exclusividade do uso da marca iPhone no Brasil.

O mérito do caso começou a ser julgado nesta sexta-feira, 2, no plenário virtual do STF. Toffoli é o relator. O ministro votou pela reforma da decisão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), que anulou o registro da Gradiente e negou a exclusividade da marca iPhone.

Desde 2013, quando a Apple ingressou com ação para barrar o registro da concorrente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), o processo se arrasta na Justiça.

A Apple pedia que a empresa brasileira usasse a expressão “Gradiente iPhone”, não apenas “iPhone”, como é conhecido o produto da companhia norte-americana. Depois das derrotas em instâncias inferiores, a Gradiente recorreu ao STF.

A Gradiente solicitou o registro da marca iPhone ao Inpi em 2000 e o obteve em 2008. Seu smartphone foi lançado em 2012, cinco anos depois de a Apple criar seu produto.

O TRF-2 sustentou que, entre o depósito da marca no Inpi e a concessão do registro, o mercado de iPhone sofreu alterações. Isso ocorreu em virtude de a Apple se consolidar no setor de eletrônicos.

Toffoli discordou dos desembargadores. O ministro argumenta que a demora na concessão do registro não invalida a exclusividade da marca, mesmo com o surgimento posterior de uma concorrente usando a marca de forma idêntica e já reconhecida mundialmente.

Para o relator, é “incontroverso” que a Gradiente obteve o registro de forma válida para a exploração exclusiva de sua marca. Toffoli destaca que as regras claras do sistema de proteção dos direitos industriais não permitem retrocessos e interpretações moldadas em benefício de empresas estrangeiras.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Congresso derruba veto de Lula e aprova lei da dosimetria
Parlamentares impõem mais uma derrota ao Planalto ao validar regras que alteram cálculo e progressão de penas, com impacto sobre condenados do 8 de Janeiro.
Lula aceita derrota no veto da dosimetria após priorizar Messias
Planalto concentrou esforços na vaga do STF e abriu mão de resistir no Congresso
Aliados de Bolsonaro recuam de pressão por CPI do Banco Master após acordo com Alcolumbre
Parlamentares do PL desistem de instalar comissão durante sessão do Congresso que deve focar na derrubada de vetos à lei de redução de penas.
Alcolumbre afirma ter apenas opinado sobre placar de Messias
Presidente do Senado explica cochicho a Jaques Wagner antes de derrota histórica no STF
Pesquisa Quaest revela preferências do eleitorado baiano para governador em 2026
Levantamento indica que quase metade dos baianos deseja um candidato alinhado ao presidente Lula, enquanto independentes aparecem em segundo lugar.
Governo suspeita de traição do MDB na rejeição de Messias
Aliados de Lula mapeiam votos contrários na bancada emedebista após derrota histórica no Senado
Carregando..