Toffoli vota a favor da Gradiente na disputa pela marca ‘iPhone’

Processo iniciado em 2013 teve decisão favorável ao registro exclusivo do termo pela empresa brasileira
Por: Brado Jornal 02.jun.2023 às 19h08
Toffoli vota a favor da Gradiente na disputa pela marca ‘iPhone’
ROSINEI COUTINHO/SCO/STF

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou favoravelmente à empresa Gradiente na disputa contra a Apple. As companhias disputam a exclusividade do uso da marca iPhone no Brasil.

O mérito do caso começou a ser julgado nesta sexta-feira, 2, no plenário virtual do STF. Toffoli é o relator. O ministro votou pela reforma da decisão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), que anulou o registro da Gradiente e negou a exclusividade da marca iPhone.

Desde 2013, quando a Apple ingressou com ação para barrar o registro da concorrente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), o processo se arrasta na Justiça.

A Apple pedia que a empresa brasileira usasse a expressão “Gradiente iPhone”, não apenas “iPhone”, como é conhecido o produto da companhia norte-americana. Depois das derrotas em instâncias inferiores, a Gradiente recorreu ao STF.

A Gradiente solicitou o registro da marca iPhone ao Inpi em 2000 e o obteve em 2008. Seu smartphone foi lançado em 2012, cinco anos depois de a Apple criar seu produto.

O TRF-2 sustentou que, entre o depósito da marca no Inpi e a concessão do registro, o mercado de iPhone sofreu alterações. Isso ocorreu em virtude de a Apple se consolidar no setor de eletrônicos.

Toffoli discordou dos desembargadores. O ministro argumenta que a demora na concessão do registro não invalida a exclusividade da marca, mesmo com o surgimento posterior de uma concorrente usando a marca de forma idêntica e já reconhecida mundialmente.

Para o relator, é “incontroverso” que a Gradiente obteve o registro de forma válida para a exploração exclusiva de sua marca. Toffoli destaca que as regras claras do sistema de proteção dos direitos industriais não permitem retrocessos e interpretações moldadas em benefício de empresas estrangeiras.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Não pode ser vetado o acesso dos presos à família, diz Rui Costa sobre saidinha
“Quero dizer que o presidente Lula sancionou a essência do projeto, que foi tornar mais rígida a liberação de presos em momentos ao longo do ano”, disse o ministro da Casa Civil
Serviço de agendamento para emissão de passaportes está temporariamente indisponível
Polícia Federal não deu previsão de quando sistema será normalizado e disse trabalhar para “célere restabelecimento”
Capitão Alden aperta ministro da Justiça em Comissão da Câmara
Deputado fez vários questionamentos, mas titular da pasta não respondeu
Em encontro com Alden e Diego Castro, Valdemar garante que 'não faltará estrutura do PL para candidatos baianos'
Capitão Alden e Diego Castro têm realizado uma série de reuniões políticas em Brasília desde o início da semana, incluindo um encontro com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
Antes das redes sociais "éramos felizes e não sabíamos", afirma Moraes
Em discurso, o ministro voltou a defender regulação das redes
PGR defende queixa-crime contra Janones por xingar Jair Bolsonaro
A Procuradoria se manifestou favorável à abertura de queixa-crime no STF no caso em que Janones chamou Bolsonaro de “ladrãozinho de joias”
Carregando..