Reforma tributária deve ser votada até 10 de julho, diz líder do governo

Deputado José Guimarães afirma que aprovação do texto na Câmara é prioridade absoluta: ‘Estamos no caminho certo’
Por: Brado Jornal 07.jun.2023 às 15h56
Reforma tributária deve ser votada até 10 de julho, diz líder do governo
Gustavo Bezerra

A Câmara dos Deputados deve votar, em plenário, a reforma tributária até 10 de julho. O prazo foi anunciado nesta quarta-feira, 7, pelo líder do governo Lula na Casa, deputado federal José Guimarães (PT-CE). Segundo ele, a aprovação do texto é “prioridade absoluta”. “Agora é pontuar ainda as questões que não foram totalmente resolvidas para que a gente possa produzir e entrar na prioridade absoluta. Até o dia 10, 1º semana de julho, é o esforço para votar a reforma tributária”, disse Guimarães em conversa com jornalistas. “Nós estamos no caminho certo”, completou. O relator do grupo de trabalho na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP), apresentou o relatório final da comissão na terça-feira, 6, e também estimou que a votação do substitutivo, ainda não apresentado, deve acontecer no início do próximo mês. “Conversei com o presidente [Arthur] Lira (PP-AL) que nós estaremos apreciando no plenário da Casa o texto do substitutivo na primeira semana de julho”, disse.

No início da semana, Lira já havia declarado que a reforma tributária será analisada antes do recesso parlamentar. “Precisamos agora focar na reforma tributária. Eu pedi o envolvimento do governo, e o presidente tem realmente interesse nessa matéria, porque sabe que isso é importante para o país”, pontuou. O relatório apresentado por Aguinaldo Ribeiro defende que as linhas gerais da PECs 45/2019 e 110/2019 devem ser mantidas, com a incorporação de algumas substitutivas. A primeira recomendação é substituir os cincos tributos atuais (PIS, Cofins, IPI,  ICMS e ISS)  pelo Imposto de Valor Adicionado (IVA), que será chamado de Imposto Sobre Bens e Serviços. Destaque pela decisão do modelo dual do imposto, após pressão de setores.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Comitê da Câmara dos EUA libera documentos sobre censura de Moraes
O documento compila registros enviados a um subcomitê do Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos pela X Corp
Musk vai depor ao Congresso dos EUA sobre Alexandre de Moraes
A data ainda não foi divulgada mas será no mês de maio
Moraes usou “padrão apavorante”, diz Deltan sobre relatório dos EUA
O ex-deputado federal publicou sua “análise jurídica inicial dos arquivos do Congresso Americano” em seu perfil no X
Micareta de Feira: Capitão Alden acompanha o trabalho da tropa
Deputado repetiu ação similar a realizada no Carnaval de Salvador deste ano
Em encontro com Alden e Diego Castro, Valdemar garante que 'não faltará estrutura do PL para candidatos baianos'
Capitão Alden e Diego Castro têm realizado uma série de reuniões políticas em Brasília desde o início da semana, incluindo um encontro com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
Carregando..