Voltou atrás: Ministra é mantida no ministério do Turismo

Deputada do União escapou de tiroteio em momento de cobrança de apoio do partido na base aliada
Por: Brado Jornal 13.jun.2023 às 13h24
Voltou atrás: Ministra é mantida no ministério do Turismo

Daniela do Waguinho (foto) foi mantida nesta terça-feira (13) no cargo de ministra do Turismo. A esposa do prefeito de Belfort Roxo, Waguinho, foi chamada para uma conversa com o presidente Lula no Palácio do Planalto. A expectativa inicial era que ela fosse exonerada, mas ela não aceitou os termos do divórcio sugeridos por Lula.

“É questão de combinar uma forma para atender os desejos do União Brasil e não ferir pessoas que foram muito importantes para nós durante a campanha”, disse o senador Jacques Wagner (PT-BA), um dos articuladores do governo no Congresso Nacional.

Durante a reunião, Daniela e Waguinho – prefeito de Belford Roxo – conversaram com Lula sobre uma saída honrosa, mas ela não aceitou. O presidente da República acenou com cargos e emendas para o chefe do Poder Executivo Municipal. O casal recusou.

Ao nomear Daniela do Waguinho para o Ministério do Turismo, Lula queria contemplar tanto o prefeito de Belford Roxo, quanto parte da bancada do União Brasil. Não conseguiu. O líder do partido na Câmara, Elmar Nascimento (BA), deixou claro desde o início do governo que essa era uma nomeação de foro íntimo do presidente da República.

O prefeito de Belford Roxo (RJ) tem dado vários recados ao governo federal para manter a sua esposa no cargo. Daniela e Waguinho foram o pivô do primeiro desgaste do governo Lula: a ligação com milicianos no berço político de ambos. 

Nas últimas semanas, no entanto, a insatisfação do Executivo com o União Brasil gerou desgastes para a Daniela. Ontem, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, até havia indicado a senha para a demissão da colega.

“O presidente Lula nos pediu para que pudéssemos conduzir esse debate com o União Brasil, como também com os partidos que queiram fazer essa reformulação. Governo é igual a um rally. De vez em quando, durante um rally, você tem que trocar um motorista, um pneu, o que importa é estar no caminho certo. Esse é um governo que tem um caminho, um rumo certo”, declarou o ministro.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Quaest: Lula tem 39% e Flávio Bolsonaro, 34%
Levantamento de 24 a 27 de setembro aponta fim do empate técnico no primeiro turno; segundo turno entre os dois fica empatado em 42%
Milhares lotam frente da Reitoria da UFBA em ato de Renan Santos em Salvador
Renan Santos e candidatos do partido no Estado discursaram no local.
Renan Santos desembarca em Salvador, é recebido por apoiadores e vai a ato na UFBA
O compromisso principal está marcado para as 16h, em frente à Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no bairro do Canela
TSE recebe ao menos 450 ações na reta final da disputa
Campanhas presidenciais recorrem à Justiça contra vídeos, ataques e propaganda; primeiro turno ocorre no domingo
Lewandowski chamou Vorcaro para posse no Ministério da Justiça
Mensagens no celular do ex-banqueiro registram convite, encontro em São Paulo e troca de números após a cerimônia
Ricardo Salles desiste da disputa ao Senado em São Paulo e declara apoio a Derrite e André do Prado
Anúncio foi feito nesta segunda-feira (28), a seis dias do primeiro turno, ao lado de Tarcísio de Freitas; deputado do Novo estava atrás nas pesquisas
Carregando..