Lula critica Hugo Chávez para legitimar o Foro de São Paulo

Na 26ª edição do foro, em Brasília nesta quinta-feira (29), o petista usou caso específico do venezuelano para afirmar que a entidade defende a democracia
Por: Brado Jornal 30.jun.2023 às 05h55
Lula critica Hugo Chávez para legitimar o Foro de São Paulo
Evaristo Sá - 26.mar.08/AFP

Lula (PT; foto) criticou o falecido ditador venezuelano Hugo Chávez para tentar legitimar o Foro de São Paulo durante seu discurso na 26ª edição do foro, em Brasília nesta quinta-feira (29).

O petista usou caso específico da suposta rejeição à participação de Chávez na terceira edição do foro, em 1992 na Nicarágua, para afirmar que a entidade defende a democracia.

Naquele mesmo ano, o ainda tenente-coronel liderara uma tentativa fracassada de golpe de Estado na Venezuela. Chávez só chegaria ao poder em 1999.


“É importante vocês lembrarem que, no segundo encontro (sic) que tivemos, em El Salvador (sic), o Chávez quis participar do Foro de São Paulo e não deixamos, porque ele tinha tentado dar um golpe na Venezuela”, disse Lula.


“Nós não deixamos ele participar, porque ‘você não é democrata, você tentou dar golpe, você não vai participar do foro'”, acrescentou.


Lula prosseguiu seu discurso tecendo elogios ao co-fundador do foro, o ditador Fidel Castro, que controlou Cuba por três décadas. O petista também omitiu o fato de que participam do foro hoje os ditadores Nicolás Maduro, da Venezuela, e Daniel Ortega, da Nicarágua.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
TSE recebe ao menos 450 ações na reta final da disputa
Campanhas presidenciais recorrem à Justiça contra vídeos, ataques e propaganda; primeiro turno ocorre no domingo
Quaest: Lula tem 39% e Flávio Bolsonaro, 34%
Levantamento de 24 a 27 de setembro aponta fim do empate técnico no primeiro turno; segundo turno entre os dois fica empatado em 42%
Renan Santos desembarca em Salvador, é recebido por apoiadores e vai a ato na UFBA
O compromisso principal está marcado para as 16h, em frente à Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no bairro do Canela
Milhares lotam frente da Reitoria da UFBA em ato de Renan Santos em Salvador
Renan Santos e candidatos do partido no Estado discursaram no local.
Lewandowski chamou Vorcaro para posse no Ministério da Justiça
Mensagens no celular do ex-banqueiro registram convite, encontro em São Paulo e troca de números após a cerimônia
Ricardo Salles desiste da disputa ao Senado em São Paulo e declara apoio a Derrite e André do Prado
Anúncio foi feito nesta segunda-feira (28), a seis dias do primeiro turno, ao lado de Tarcísio de Freitas; deputado do Novo estava atrás nas pesquisas
Carregando..