Após fala sobre 'democracia relativa', Lula diz desconhecer “pormenores” sobre opositora de Maduro impedida de disputar eleições

Em pronunciamento após assumir a presidência pro tempore do Mercosul, Lula afirmou que, na democracia, esses “problemas” devem ser enfrentados
Por: Brado Jornal 04.jul.2023 às 15h41
Após fala sobre 'democracia relativa', Lula diz desconhecer “pormenores” sobre opositora de Maduro impedida de disputar eleições

Cinco dias depois de declarar que a Venezuela “tem mais eleições do que no Brasil” e que o conceito de democracia é “relativo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu que o País vizinho tem “problemas”. Em pronunciamento após assumir a presidência pro tempore do Mercosul, Lula afirmou que, na democracia, esses “problemas” devem ser enfrentados.

“Em relação à Venezuela, todos os problemas que a gente tiver em democracia, a gente não se esconde deles, a gente enfrenta. Eu não conheço pormenores do problema com a candidata da Venezuela, pretendo conhecer”, afirmou o petista. “Temos que conversar. O que não pode é isolar, e levar em conta que apenas os defeitos estão de um lado. Os defeitos são múltiplos. Precisamos conversar com todo mundo”, acrescentou.

Lula não citou quais os “problemas” da Venezuela, ditadura aliada do PT marcada por violações de direitos humanos, e reafirmou sua convicção sobre a necessidade de unir o Mercosul. “Durante a minha campanha, a gente criou o lema ‘ninguém larga a mão de ninguém’, declarou.

Na semana passada, em entrevista a uma rádio, Lula defendeu o regime de Maduro. “A Venezuela tem mais eleições do que o Brasil. O conceito de democracia é relativo para você e para mim”, disse o presidente à Rádio Gaúcha.

Nesta terça-feira, 4, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, também saiu em defesa da Venezuela explicitamente. Ele criticou os países que pedem condenações à ditadura. “Problemas da Venezuela pertencem aos venezuelanos, países não devem se intrometer em questões internas dos outros. Se querem realmente ajudar a Venezuela, voltem à mesa de diálogo”, disparou o peronista.

“Quero lembrar que nós tivemos dentro do grupo de Lima uma compreensão clara da ingerência da Venezuela, que não iria resolver os problemas que a Venezuela tampouco tinha. A quantidade de exilados que tem a Venezuela é resultado das sanções econômicas que a Venezuela tem sofrido”, seguiu Fernández, cutucando o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, crítico da Venezuela.

Em meio às reclamações do Uruguai sobre o protecionismo do Mercosul, Lula prometeu, à frente da presidência pro tempore do bloco, fazer um “esforço imenso” para diminuir a demanda dos países-membros. “Se uma demanda leva muito tempo, vira coisa amarga, desagradável”, avaliou. “Quero dar um salto de qualidade no funcionamento do Mercosul”, acrescentou, prometendo “lealdade e dedicação” para o crescimento do bloco.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lewandowski chamou Vorcaro para posse no Ministério da Justiça
Mensagens no celular do ex-banqueiro registram convite, encontro em São Paulo e troca de números após a cerimônia
Quaest: Lula tem 39% e Flávio Bolsonaro, 34%
Levantamento de 24 a 27 de setembro aponta fim do empate técnico no primeiro turno; segundo turno entre os dois fica empatado em 42%
Ricardo Salles desiste da disputa ao Senado em São Paulo e declara apoio a Derrite e André do Prado
Anúncio foi feito nesta segunda-feira (28), a seis dias do primeiro turno, ao lado de Tarcísio de Freitas; deputado do Novo estava atrás nas pesquisas
Milhares lotam frente da Reitoria da UFBA em ato de Renan Santos em Salvador
Renan Santos e candidatos do partido no Estado discursaram no local.
TSE recebe ao menos 450 ações na reta final da disputa
Campanhas presidenciais recorrem à Justiça contra vídeos, ataques e propaganda; primeiro turno ocorre no domingo
Renan Santos desembarca em Salvador, é recebido por apoiadores e vai a ato na UFBA
O compromisso principal está marcado para as 16h, em frente à Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no bairro do Canela
Carregando..