Termos de acordo com União Europeia para Mercosul são ‘inaceitáveis’, diz Lula

‘Se a gente abrir mão das empresas brasileiras para comprar de estrangeiras, a gente simplesmente vai matar pequenas e médias empresas brasileiras, vamos matar muito emprego aqui no Brasil’, disse o presidente
Por: Brado Jornal 04.jul.2023 às 16h58
Termos de acordo com União Europeia para Mercosul são ‘inaceitáveis’, diz Lula
Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou como “inaceitável” a carta de condições enviada pela União Europeia para que um acordo econômico com o Bloco Comum do Sul (Mercosul) seja viável. A declaração foi dada durante o programa “Conversa com o Presidente”, live semanal do atual chefe do Executivo brasileiro, para quem não se pode imaginar um parceiro comercial “impondo condições”. “Para todos eles eu disse que a carta era inaceitável. Tal como ela foi escrita ela era inaceitável e é inaceitável. Porque você não pode imaginar que um parceiro comercial seu pode te impor condições […] Acontece que os países ricos não cumprem nenhum dos acordos”, avaliou o presidente. Lula afirmou, ainda, que termos do acordo foram diretamente criticados ao presidente francês, Emmanuel Macron, e àpresidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, com quem ele esteve reunido. “Estamos aqui para discutir o futuro do Mercosul, o aprimoramento das relações entre Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. E nós queremos também preparar aqui a proposta de acordo para a União Europeia. Eles fizeram uma proposta, fizemos uma resposta. Mandaram uma carta para nós impondo algumas condições. Não aceitamos a carta. Estamos, agora, preparando uma outra resposta”, afirmou. Lula está na Argentina nesta terça para cúpula do Mercosul e assume a presidência rotativo do bloco econômico.

Lula ponderou que o Mercosul, para discutir o acordo, não aceitará um “um parceiro estratégico colocando espada na cabeça de outro” e que pretende construir uma política de “ganha-ganha” com o bloco europeu. “Nós queremos discutir o acordo, mas não queremos imposição para cima de nós. É um acordo de companheiros, de parceiros estratégicos. Então nada de um parceiro estratégico colocar espada na cabeça do outro. Vamos sentar, tirar nossas diferenças e ver o que é bom para os europeus, o que é bom para os latino americanos, o que é bom para o Mercosul e o que é bom para o Brasil”, disse. Entre os exemplos citados pelo presidente, os europeus pedem maior compromisso com a origem dos produtos comprados. “Por exemplo: eles querem que a gente abra mão de compras governamentais, ou seja, aquilo que o governo compra das empresas brasileiras. Se a gente abrir mão das empresas brasileiras para comprar de empresas estrangeiras, a gente simplesmente vai matar pequenas e médias empresas brasileiras, pequenos e médios empreendedores e vamos matar muito emprego aqui no Brasil.”



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Alba aprova reajuste do piso salarial dos professores
A Assembleia Legislativa da Bahia deu aval ao projeto do governo que atualiza os vencimentos dos educadores conforme o piso nacional.
Aliados de Bolsonaro recuam de pressão por CPI do Banco Master após acordo com Alcolumbre
Parlamentares do PL desistem de instalar comissão durante sessão do Congresso que deve focar na derrubada de vetos à lei de redução de penas.
Deputado baiano fecha acordo para ressarcir R$ 1,4 milhão
João Carlos Bacelar admite irregularidades em contratações e evita julgamento por peculato no STF.
PF identifica críticas de Monark a eleições e a Moraes em vídeos no TikTok
Relatório da corporação enviado ao STF destaca questionamentos do influenciador sobre urnas e decisões judiciais sem formalizar indiciamento
Lula aceita derrota no veto da dosimetria após priorizar Messias
Planalto concentrou esforços na vaga do STF e abriu mão de resistir no Congresso
Governo suspeita de traição do MDB na rejeição de Messias
Aliados de Lula mapeiam votos contrários na bancada emedebista após derrota histórica no Senado
Carregando..