O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liberdade provisória a 90 réus que estavam presos por participação nos atos de 8 de janeiro. A decisão foi informada pela Corte na noite desta segunda-feira (7). Apesar disso, o grupo - 37 mulheres e 53 homens - terá de cumprir uma série de medidas cautelares. O Supremo não informou quantas pessoas ainda seguem presas por causa dos episódios de vandalismo às sedes dos Três Poderes.
De acordo com o STF, Moraes determinou a substituição da prisão preventiva pela liberdade provisória por entender que “não estava mais presente a possibilidade atual de reiteração do crime e passou a ser inexistente o risco de interferência na produção probatória”, em razão de já ter se encerrado a fase de instrução processual. Anteriormente, os motivos alegados para a manutenção dessas prisões foram a "garantia da ordem pública" e a "conveniência da instrução criminal".
Eles respondem pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, com emprego de substância inflamável, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima, e deterioração de patrimônio tombado.
As medidas cautelares determinadas pelo ministro foram:
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...