8/1: Ministério da Justiça comprova que imagens foram apagadas

A comissão havia solicitado todas as imagens, mas o ministério enviou apenas as foram apreendidas pela PF
Por: Brado Jornal 31.ago.2023 às 16h50
8/1: Ministério da Justiça comprova que imagens foram apagadas

O Ministério da Justiça confirmou à CPI do 8 de janeiro, nesta quinta-feira (31), que parte das imagens de câmera de segurança do circuito interno do prédio da pasta foram apagadas. A comissão havia solicitado todas as imagens, mas o ministério enviou apenas as foram apreendidas pela Polícia Federal e que constam em inquérito que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).

Após nova solicitação da comissão, o secretário-executivo Ricardo Cappelli informou, por meio de ofício, que as imagens encaminhadas à comissão são as únicas existentes. Cappelli justificou que as imagens ficam armazenadas apenas por 30 dias, segundo contrato com a empresa responsável pelas câmeras, e que após o prazo “ocorre automaticamente o processo de regravação”.

“As imagens encaminhadas à CPMI até o dia 30 de agosto referem-se aos registros considerados, pelas autoridades competentes, importantes para instrução dos inquéritos, e que foram, portanto, preservados”, afirmou.

Na última quarta-feira (30), Dino afirmou que o ministério buscava mais imagens. “Cappelli está há pelo menos uma semana, 10 dias, tentando de alguma forma recuperar o máximo possível de imagens. Agora, essas imagens vão mudar a realidade dos fatos? Não vão aparecer disco voador, não [vai] aparecer infiltrados. Esses que ficam falando de ‘omissão’ são amigos dos terroristas”, disse.


Resistência

A CPI precisou acionar o STF para ter acesso às imagens do Ministério da Justiça. Dino havia dito que não seria possível enviar as gravações sem autorização da Justiça, porque elas estavam incluídas em um inquérito que tramita em sigilo. O compartilhamento das imagens foi feito após o ministro do STF, Alexandre de Moraes, autorizar.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Polícia bloqueia R$ 15 milhões em operação contra crime organizado no sul da Bahia
Força integrada cumpre 47 mandados e mira tráfico de drogas, armas e lavagem de dinheiro em Canavieiras e região.
Jorge Messias foge de debate sobre caso Banco Master na sabatina senatorial
Advogado-geral da União evita opinar sobre escândalo que envolve ministros do STF e reforça que AGU não atuou no caso
Vitória anuncia Xanddy Harmonia para festa de aniversário de 127 anos
Cantor será a primeira atração confirmada da celebração marcada para o dia 17 de maio no estacionamento do Barradão
Senador acusa Caetano Veloso de ter usado armas na ditadura militar
Otto Alencar contesta declaração e afirma que cantor apenas tocou violão durante toda a vida
Câmara de Feira de Santana aprova Mounjaro gratuito
Vereadores deram aval inicial a projeto que autoriza a prefeitura a oferecer o medicamento contra diabetes tipo 2 para crianças e adolescentes na rede pública.
Bebê prematura extrema com 1% de chance de sobrevivência é batizada em Aparecida após 81 dias na UTI
Eva de Paula Riguetti, de Jerônimo Monteiro (ES), nasceu com 27 semanas e 624 gramas e superou prognóstico médico grave com apoio da família e da fé
Carregando..