Marinho critica governo por não assumir responsabilidade pelo aumento da taxa de juros

Líder da oposição no Senado aponta que governo transfere culpa ao Banco Central e não toma medidas fiscais necessárias
Por: Brado Jornal 30.jan.2025 às 10h49
Marinho critica governo por não assumir responsabilidade pelo aumento da taxa de juros
Tânia Rego/Agência Brasil

O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), afirmou nesta quinta-feira (30) que o governo federal não assume a responsabilidade pelos fatores que levaram ao aumento da taxa básica de juros. Ele alegou que, mesmo com a maioria no Banco Central, o governo ainda culpa a gestão anterior pelos altos juros e pela crise fiscal.

Marinho destacou que a gestão atual está "transferindo a responsabilidade" e não reconhece a necessidade de um ajuste fiscal real para controlar a dívida pública. Ele criticou a postura do governo, afirmando que a falta de medidas concretas está prejudicando, principalmente, os mais pobres, grupo que o PT afirma defender.

“O governo não entende que isso é causado pela sua irresponsabilidade fiscal, e fica transferindo responsabilidade. Passamos dois anos escutando a presidente do PT [Gleisi Hoffmann] e o próprio presidente Lula reclamando do Banco Central e dizendo que essa taxa de juros impedia um maior crescimento econômico. Isso mudou”, declarou Marinho.

A crítica de Marinho veio após o Banco Central ter elevado a taxa de juros em 1 ponto percentual, passando de 12,25% para 13,25%, com a previsão de outro aumento semelhante em março. Marinho afirmou que tentou ajudar o governo a melhorar projetos econômicos no Congresso, mas suas propostas, como ajustes no arcabouço fiscal, foram rejeitadas. Segundo ele, o governo não está cumprindo com suas responsabilidades fiscais, o que fragiliza a trajetória da dívida pública.

Além disso, Marinho acusou o governo de esconder gastos não contabilizados, com mais de R$ 90 bilhões "varridos para debaixo do tapete", e apontou que a credibilidade fiscal do governo está comprometida.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Flávio desmente Eduardo e nega que reunião com autoridade dos EUA tratou de sanções
“Não teve nada a ver com sanções, ao contrário do que foi dito por aí, inclusive pelo Eduardo. Essa pauta não foi tratada”, afirmou Flávio, desmentindo o irmão.
João Roma critica fala de Jerônimo Rodrigues e acusa PT de ineficiência na Bahia
Roma também respondeu à afirmação de Jerônimo de que o governo petista teria “prazo de validade”.
Rompimento do PDT com o governo Lula impacta cenário nacional e levanta questionamentos sobre aliança na Bahia
Na Bahia, o recente alinhamento do PDT com o governo de Jerônimo Rodrigues (PT), anunciado na última semana, torna a situação particularmente delicada.
Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo enfrentam ridicularização na internet por mentiras sobre Alexandre de Moraes, enquanto juristocracia cresce no Brasil
No entanto, as mentiras de Eduardo e Figueiredo, que insistem que Moraes está com “medo” de punições inexistentes, não encontram respaldo e apenas amplificam seu descrédito.
Governo da Bahia patrocina evento com banda que faz apologia ao assassinato de Jair Bolsonaro
A banda Bozokill, formada em 2022 em Salvador, tem um histórico de letras provocativas, como a música “Mate um Minion Hoje”
Carregando..