Deputado federal propõe projeto para barrar financiamento público a artistas que promovem crime organizado

Ex-ministro do Turismo visa proibir que artistas como Oruam recebam recursos da Lei Rouanet e Lei Paulo Gustavo
Por: Brado Jornal 04.fev.2025 às 09h21
Deputado federal propõe projeto para barrar financiamento público a artistas que promovem crime organizado
Reprodução/Instagram @oruam

O deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PL-MG) protocolou um projeto de lei na Câmara dos Deputados que visa proibir artistas que "promovem ou fazem apologia ao crime organizado" de receber recursos públicos, tanto da Lei Rouanet quanto da Lei Paulo Gustavo.

Embora o projeto não mencione diretamente o rapper Oruam, o ex-ministro do Turismo afirma que a exaltação de práticas criminosas em shows contribui para a "normalização e romantização da criminalidade". O cantor, filho do traficante Marcinho VP, líder do Comando Vermelho, é alvo de críticas devido às referências ao grupo em suas apresentações.

"A exaltação de práticas criminosas em shows, eventos ou obras artísticas não apenas contraria os princípios constitucionais da moralidade e do interesse público, mas também contribui para a normalização e romantização da criminalidade, com impactos negativos sobre a sociedade", afirmou o deputado.

Além disso, o Movimento Brasil Livre (MBL) lançou uma campanha para que prefeituras, governos estaduais e a União deixem de contratar artistas que enalteçam a criminalidade. A vereadora de São Paulo, Amanda Vettorazzo (União), também apresentou um projeto similar, o "Anti-Oruam", e o senador Cleitinho (Republicanos-MG) promete seguir o mesmo caminho.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
TCM-BA rejeita suspensão de licitação milionária em Queimadas
A empresa Pena Forte Comércio e Serviços LTDA saiu como vencedora do certame, promovido na gestão do prefeito Ricardo Marcos Batista Lopes (PSD).
Pesquisa do Instituto Paraná revela maior desaprovação ao governo Lula
Na classificação qualitativa da gestão, 42,8% dos entrevistados a consideram ruim ou péssima (sendo 34,8% péssima e 8% ruim), 23,1% avaliam como regular e 32,7% veem positivamente (19,8% boa e 12,9% ótima).
Laudo revela grave apneia do sono em Jair Bolsonaro durante período na prisão
Um exame médico submetido pela defesa de Bolsonaro ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), apontou que o ex-mandatário registrou 514 interrupções respiratórias em uma única noite enquanto estava sob custódia.
Influenciador baiano viraliza com meme sobre público LGBTQIAPN+ na Virada Salvador
No conteúdo, o influenciador descreveu o evento com uma expressão que rapidamente virou meme: “doze avos de viado por metro quadrado”.
Operação Compliance Zero amplia investigação sobre Banco Master e evidencia ausência de posicionamento de lideranças do PL
O caso passou a ter repercussão política após a identificação de relações institucionais e pessoais entre investigados e agentes públicos ligados ao governo federal anterior, especialmente no âmbito do Partido Liberal (PL)
Presidente do Instituto Voto Legal permanece foragido após decretação de prisão
Ministro Alexandre de Moraes determina medidas preventivas contra dez condenados na trama golpista após fuga frustrada de Silvinei Vasques
Carregando..