Advogados de Bolsonaro e Braga Netto acionam OAB por cerceamento de defesa no STF

Defesas alegam falta de acesso completo às provas e irregularidades no processo da suposta trama golpista
Por: Brado Jornal 20.mar.2025 às 10h50
Advogados de Bolsonaro e Braga Netto acionam OAB por cerceamento de defesa no STF
Valter Campanato/Agência Brasil

Os advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do general Braga Netto acionaram o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), denunciando cerceamento de defesa no processo que apura a suposta trama golpista no Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo os defensores, houve restrição no acesso a provas durante a investigação que tramita na Corte, prejudicando a plena defesa de seus clientes.

O documento encaminhado à OAB destaca que, tanto antes quanto após a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), as defesas não tiveram acesso integral aos elementos da investigação, sendo apresentadas provas de forma parcial e apenas por meio de recortes selecionados pela Polícia Federal e pela PGR.

Os advogados também relatam que, apesar de demonstrado o prejuízo causado pela restrição de acesso às provas, o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, indeferiu os pedidos de acesso completo aos autos. A alegação é de que as defesas já teriam tido amplo acesso, embora este não tenha incluído o conjunto completo de provas, prejudicando o direito de defesa.

As defesas apontam ainda que o material obtido pela PF e pela PGR, como HDs com mais de 400 gigabytes, exigia mais tempo para análise, considerando o curto prazo de 15 dias dado para responder à denúncia. Com isso, os advogados argumentam que as prerrogativas da advocacia foram desrespeitadas, comprometendo o livre exercício da profissão.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
STF anula absolvição de André de Camargo Aranha no caso Mariana Ferrer
Ministros consideram que vítima foi humilhada em audiência e declaram provas ilícitas; caso retorna à fase inicial
Gleisi defende punição a Jaques Wagner se houver irregularidade
Presidenta do PT diz confiar na inocência do senador, mas cobra resposta por eventuais benefícios pessoais
Gleisi Hoffmann diz que Jaques Wagner deve ser punido se irregularidades forem comprovadas
Presidenta nacional do PT cobra apuração rigorosa, mas defende que senador tem direito à ampla defesa
Jaques Wagner afirma que dólares apreendidos pela PF são diárias do Senado
Senador petista nega irregularidades e diz que Lula prestou solidariedade após operação; PF também investiga ingressos de camarote em show em Los Angeles
Ciro Nogueira relaxa em Ibiza após semana de revelações
Senador do PP aproveita viagem à Espanha em meio a denúncias sobre gastos bancados por Daniel Vorcaro
Glauber Braga critica explicação de Jaques Wagner como “inconcebível”
Deputado do Psol reage à entrevista do senador petista após operação da PF que encontrou dinheiro e tratativas sobre imóvel ligado a ex-sócio do Banco Master
Carregando..