Ministro atribui alta dos alimentos ao aumento da renda entre os mais pobres

Wellington Dias reconhece impacto na aprovação de Lula, mas vê crescimento do consumo como fator positivo
Por: Brado Jornal 25.mar.2025 às 09h27
Ministro atribui alta dos alimentos ao aumento da renda entre os mais pobres
Lula Marques/Agência Brasil

O ministro da Assistência e Desenvolvimento Social, Wellington Dias, afirmou que a alta no preço dos alimentos no Brasil está diretamente ligada ao aumento da renda das classes mais baixas. Em entrevista, Dias reconheceu que os preços elevados afetaram a popularidade do presidente Lula, mas destacou que isso também reflete um crescimento no poder de compra da população mais pobre entre 2023 e 2024.

“Se, de um lado, dizem que o presidente Lula teve uma baixa na aprovação, e é verdadeira, [isso se deve] principalmente a problemas como a alta no preço dos alimentos. Isso é um problema real, e o presidente não titubeou. Ele imediatamente adotou providências para produzir mais arroz. Agora, uma coisa boa: o alimento teve aumento de preço porque a renda cresceu. O povo, principalmente o povo mais pobre, com mais renda”, explicou Dias.

Segundo o ministro, a renda média da população cresceu cerca de 11% nos dois primeiros anos do governo Lula, chegando a até 30% entre os 5% mais pobres. Esse aumento resultou em um maior consumo, o que pressionou a demanda por alimentos.

“A renda cresceu em média 11%. Em termos reais, 23% a 24%. Os mais pobres tiveram um crescimento de 30,8%. Houve mais consumo. Aumentou a demanda”, avaliou.

Dias também mencionou o impacto da valorização do dólar nos preços dos alimentos, ressaltando que muitos produtos, como milho e café, têm preços atrelados ao mercado internacional. Além disso, citou o aumento da demanda global, especialmente da China e Índia, como um fator adicional para a elevação dos custos.

“Claro que houve alguns preços com aquele aumento, até de certa forma carregado de especulação, um aumento na valorização do dólar frente ao real. Muitos preços são internacionalizados. O arroz que plantamos no ano passado, estamos colhendo agora, então o preço está voltando, e é assim com vários produtos”, disse.

O governo aposta na normalização da produção agrícola para aliviar os preços e reduzir o impacto da inflação sobre a população.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Mulher é assassinada a tiros em salão de beleza em Salvador
Vítima de 35 anos foi baleada enquanto atendia clientes em Pituaçu; suspeito fugiu em moto após discussão anterior no local
Gleisi Hoffmann diz que Jaques Wagner deve ser punido se irregularidades forem comprovadas
Presidenta nacional do PT cobra apuração rigorosa, mas defende que senador tem direito à ampla defesa
Ciro Nogueira relaxa em Ibiza após semana de revelações
Senador do PP aproveita viagem à Espanha em meio a denúncias sobre gastos bancados por Daniel Vorcaro
Uber e 99 encarecem em Salvador nos dias de jogos do Brasil
Plataformas aplicam tarifas mais altas por causa do aumento da demanda de torcedores; passageiros relatam preços elevados antes e após as partidas da Seleção
Gleisi defende punição a Jaques Wagner se houver irregularidade
Presidenta do PT diz confiar na inocência do senador, mas cobra resposta por eventuais benefícios pessoais
Lula pressiona Jaques Wagner a renunciar à liderança no Senado
Presidente considera insustentável a permanência do senador baiano no cargo e articula saída voluntária para evitar desgaste no governo
Carregando..