Política Urgente

Cela especial da PF está pronta para eventual prisão de Bolsonaro

Segundo juristas, ex-presidentes possuem a prerrogativa de cumprir detenção em locais adaptados, como ocorreu com Fernando Collor de Mello
Por: Brado Jornal 21.ago.2025 às 14h50 - Atualizado: 22.ago.2025 às 09h36
Cela especial da PF está pronta para eventual prisão de Bolsonaro
Foto: Lula Marques/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) preparou uma sala adaptada na Superintendência do Distrito Federal, no Setor Policial de Brasília, para servir como cela especial temporária caso o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente em prisão domiciliar, seja submetido a regime fechado. O espaço, localizado no térreo, conta com banheiro privativo, cama, mesa, cadeira e televisão, semelhante à cela utilizada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Superintendência da PF em Curitiba, entre 2018 e 2019.


Segundo juristas, ex-presidentes possuem a prerrogativa de cumprir detenção em locais adaptados, como ocorreu com Fernando Collor de Mello, que ficou em uma sala especial em Maceió (AL). A cela, chamada de “cela de Bolsonaro” por policiais no DF, foi estruturada há mais de três meses para abrigar qualquer autoridade, não exclusivamente o ex-presidente. A sala foi preparada após consulta da cúpula da PF e da Vara de Execuções Penais do DF para garantir um local adequado para custódia.


Na quarta-feira, 20 de agosto de 2025, Bolsonaro foi indiciado pela PF em mais um inquérito, acusado de coação em processo e tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito. A investigação aponta que ele e seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), articularam ações para que os Estados Unidos aplicassem sanções ao Brasil e à Justiça brasileira, com o objetivo de interferir no processo sobre um suposto plano de golpe de Estado, no qual Bolsonaro é réu.


Caso o Supremo Tribunal Federal (STF) determine a prisão em regime fechado, a PF considera alternativas, como um batalhão da Polícia Militar do DF, onde o ex-ministro Anderson Torres já foi detido, ou uma unidade militar, dado que Bolsonaro é oficial do Exército. Contudo, a cela especial na Superintendência da PF está pronta para uso imediato, caso seja necessário cumprir o mandado.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Senador Ciro Nogueira participa de jantar com Lula e irmãos Batista em meio a denúncias de propina da JBS
Presença de Ciro Nogueira em evento com líderes da pecuária levanta debates sobre escândalo de 2014
Trump parabeniza Lula e destaca encontro positivo na Malásia, sem certeza sobre pacto bilateral
Otimismo em negociações comerciais apesar de tarifas elevadas
Espiridião Amin: o guardião catarinense da direita enfrenta invasor forasteiro na corrida ao senado
Santa Catarina, terra de imigrantes alemães, italianos e açorianos que forjaram uma identidade marcada pelo trabalho árduo, pela ordem e pelo conservadorismo, tem uma história política que reflete essa essência.
Dado Dolabella acusado de agredir Marcela Tomaszewsk, que confirma denúncia após suposta coação
Advogado da modelo alega pressão para negar violência e promete buscar justiça
Autoridades venezuelanas revelam prisão de supostos agentes da CIA acusados de mercenarismo
Governo de Caracas denuncia manobras militares estrangeiras como pretexto para conflito regional
Bolsonaro chora muito, dizem aliados, sob pressão judicial e estagnação política
Visitantes que estiveram com Bolsonaro em prisão domiciliar relatam que ele tem chorado intensamente, abalado pelo julgamento
Carregando..