Política Urgente

Cela especial da PF está pronta para eventual prisão de Bolsonaro

Segundo juristas, ex-presidentes possuem a prerrogativa de cumprir detenção em locais adaptados, como ocorreu com Fernando Collor de Mello
Por: Brado Jornal 21.ago.2025 às 14h50 - Atualizado: 22.ago.2025 às 09h36
Cela especial da PF está pronta para eventual prisão de Bolsonaro
Foto: Lula Marques/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) preparou uma sala adaptada na Superintendência do Distrito Federal, no Setor Policial de Brasília, para servir como cela especial temporária caso o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente em prisão domiciliar, seja submetido a regime fechado. O espaço, localizado no térreo, conta com banheiro privativo, cama, mesa, cadeira e televisão, semelhante à cela utilizada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Superintendência da PF em Curitiba, entre 2018 e 2019.


Segundo juristas, ex-presidentes possuem a prerrogativa de cumprir detenção em locais adaptados, como ocorreu com Fernando Collor de Mello, que ficou em uma sala especial em Maceió (AL). A cela, chamada de “cela de Bolsonaro” por policiais no DF, foi estruturada há mais de três meses para abrigar qualquer autoridade, não exclusivamente o ex-presidente. A sala foi preparada após consulta da cúpula da PF e da Vara de Execuções Penais do DF para garantir um local adequado para custódia.


Na quarta-feira, 20 de agosto de 2025, Bolsonaro foi indiciado pela PF em mais um inquérito, acusado de coação em processo e tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito. A investigação aponta que ele e seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), articularam ações para que os Estados Unidos aplicassem sanções ao Brasil e à Justiça brasileira, com o objetivo de interferir no processo sobre um suposto plano de golpe de Estado, no qual Bolsonaro é réu.


Caso o Supremo Tribunal Federal (STF) determine a prisão em regime fechado, a PF considera alternativas, como um batalhão da Polícia Militar do DF, onde o ex-ministro Anderson Torres já foi detido, ou uma unidade militar, dado que Bolsonaro é oficial do Exército. Contudo, a cela especial na Superintendência da PF está pronta para uso imediato, caso seja necessário cumprir o mandado.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Nova ação da PF surpreende Félix Mendonça Jr.
Deputado questiona diligência sem fatos novos e reafirma inocência e colaboração
Filho de Lula deixa o Brasil rumo a Madri em meio a apurações da PF sobre fraudes no INSS
Filho de Lula sai do Brasil para Madri enquanto PF investiga supostos repasses do “Careca do INSS”
Mansão no Lago Sul serve como base de Lulinha em Brasília e tem ligação com lobista ligada ao Careca do INSS
Imóvel de luxo alugado por Roberta Luchsinger é usado pelo filho do presidente durante visitas à capital; mensagens da PF revelam orientações para descarte de celulares e menções diretas a Fábio Luís
Moraes rejeita apelação de Bolsonaro para revisão de sentença no STF
Ministro classifica recurso como inviável, alegando que processo já obteve trânsito em julgado em caso de "tentativa de golpe"
Suspensão judicial coincide com abertura da Mica Lauro em Lauro de Freitas
A decisão, assinada pela presidente do tribunal, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, e publicada na segunda-feira (12)
Carregando..