Governo planeja cursos gratuitos para CNH e fim da obrigatoriedade de autoescolas

Medidas visam reduzir custos e burocracia na habilitação de motoristas
Por: Brado Jornal 31.out.2025 às 11h26
Governo planeja cursos gratuitos para CNH e fim da obrigatoriedade de autoescolas
Foto: g1
O governo federal, por meio do ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou a oferta de cursos gratuitos para quem deseja obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A iniciativa acompanha a proposta de eliminar a exigência de frequência obrigatória em autoescolas, com previsão de entrada em vigor ainda em 2025.

Em entrevista ao programa Bom dia, Ministro, da EBC, nesta quinta-feira (30), Renan Filho detalhou que os cursos abrangerão conteúdos essenciais, como legislação de trânsito, cidadania, direção defensiva e meio ambiente. As aulas poderão ser acessadas online, em autoescolas convencionais, de forma presencial ou remota, ou até em escolas públicas.

“Vamos oferecer o curso às pessoas gratuitamente. Curso de legislação, cidadania, direção defensiva, meio ambiente. As matérias necessárias para tirar uma carteira de habilitação na prova teórica”, explicou o ministro.

A proposta encontra-se em consulta pública até domingo (2). Após o término desse período, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicará uma resolução para implementar as mudanças, sem necessidade de aprovação pelo Congresso Nacional.

Renan Filho enfatizou que a remoção da obrigatoriedade de autoescolas reduzirá significativamente os custos para os candidatos. Atualmente, o processo pode ultrapassar R$ 4 mil. Com as novas regras, a estimativa é de uma diminuição de até 80% no valor total.

“Em poucos países do mundo há a obrigatoriedade de o cidadão fazer um processo tão burocrático como aqui no Brasil, e é isso que a gente está procurando corrigir”, afirmou o ministro.Os exames teóricos e práticos permanecem obrigatórios. O processo de habilitação será iniciado diretamente pelo site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). As autoescolas continuarão disponíveis como opção para quem buscar suporte adicional.

O ministro destacou a existência de cerca de 20 milhões de brasileiros que dirigem sem habilitação regular. “São 20 milhões de brasileiros que dirigem sem carteira. Isso precisa ser resolvido, porque a gente pensa que isso é um problema do mundo todo, mas não é verdade”, declarou Renan Filho.

As alterações buscam maior flexibilidade na preparação dos candidatos, mantendo a segurança viária por meio da manutenção dos testes obrigatórios. A medida recebeu aval do presidente Lula para avançar sem a exigência prévia de autoescolas.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Flávio Bolsonaro volta a criticar urnas eletrônicas durante encontro com diplomatas
O senador e pré-candidato à Presidência (PL-RJ) levantou dúvidas sobre o sistema de votação durante encontro com diplomatas estrangeiros.
PL planeja discurso de Milei na convenção de Flávio
Presidente argentino deve participar do evento de lançamento da candidatura presidencial em São Paulo
União Brasil reúne lideranças em Salvador para oficializar candidatura de ACM Neto ao Governo da Bahia
Convenção ocorre hoje, às 14h44, no Centro de Convenções da capital baiana
Renan Santos apresenta plano de governo com ênfase em segurança e equilíbrio fiscal
Candidato do Missão detalha propostas para combater facções, realizar reformas no Estado e substituir programas assistenciais por frentes de trabalho
PP e União Brasil optam pela neutralidade na eleição presidencial
Federação decide não apoiar Flávio Bolsonaro e dá liberdade aos diretórios estaduais
Governo afrouxa regras e libera R$ 536 milhões ao estado de Alcolumbre
Medida destrava empréstimo para o Amapá
Carregando..