O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (21) estar preocupado com uma possível interferência do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, nas eleições brasileiras, por causa da proximidade do americano com a família de Jair Bolsonaro. Em entrevista à CNN Internacional, ressalvou que, por enquanto, só há suspeitas, sem elemento concreto.
Na mesma resposta, mencionou possíveis indícios ligados a inteligência artificial, sem detalhar provas. Disse ter pedido diretamente a Donald Trump que os Estados Unidos não interfiram na disputa. Argumentou que, assim como o Brasil não se mete na eleição americana, o pleito brasileiro interessa ao povo brasileiro. “Não quero que os EUA tenham qualquer tipo de interferência.”
Sobre a reação de Trump, Lula afirmou que o republicano já disse a outras pessoas que não pretende interferir. Considerou a postura o papel esperado de um presidente: quem ganha e quem perde é decisão do eleitor. Destacou a relação diplomática e afirmou que o Brasil não é antiamericano.
Questionado sobre a articulação de Eduardo Bolsonaro nos EUA por sanções contra o governo brasileiro, Lula disse que há brasileiros no país tramando contra o Brasil e chamou o ex-deputado de traidor da pátria. Também falou no financiamento de um filme sobre Jair Bolsonaro e afirmou que informações sobre o tema sairão em breve, sem explicar quais.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...