TCM multa prefeito de cidade da BA e determina que gestor exonere servidores contratados sem processo seletivo

Caso aconteceu na cidade de Tanquinho
Por: Brado Jornal 31.mar.2023 às 12h14
TCM multa prefeito de cidade da BA e determina que gestor exonere servidores contratados sem processo seletivo

Os conselheiros da 2ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) acataram denúncia apresentada contra o prefeito de Tanquinho, José Luiz dos Santos, por causa de irregularidades na contratação temporária e direta de servidores, no exercício de 2021. A decisão cabe recurso.

O relator do processo, conselheiro Mário Negromonte, determinou, na quarta-feira (29), a exoneração – no prazo de até 90 dias – de todos os servidores contratados sem o devido processo seletivo. O gestor foi multado em R$ 4 mil pela irregularidade.

De acordo com a denúncia, o prefeito fez contratações de servidores temporários sem concurso ou processo seletivo simplificado e sem demonstrar o excepcional interesse público dos atos.

Além disso, foi constatado um aumento considerável do número de cargos temporários, que passaram de 50 em janeiro de 2021 para 171 em julho do mesmo exercício – número maior do que o de funcionários efetivos, que somam apenas 168.

O conselheiro Mário Negromonte destacou que o gestor não apresentou justificativa jurídica ou fática capaz de desconstituir as irregularidades apontadas na denúncia ou que pudesse justificar o ato.

“Isto porque, o prefeito restringiu-se a afirmar, apenas, que as contratações eram necessárias diante do caos administrativo que encontrou no início de sua gestão”.

O procurador do Ministério Público de Contas, Danilo Diamantino, também se manifestou pela procedência da denúncia, com a aplicação de multa ao gestor e exoneração dos servidores contratados de forma ilegal.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Aumento da violência deixa oito em cada dez adolescentes baleados a mais em Salvador e RMS
Nove adolescentes foram atingidos por tiros no mês, com sete mortes
MBL realiza novo protesto contra o Banco Master e o STF na Avenida Paulista
Manifestação, denominada Marcha contra a Corrupção, ocorreu neste sábado, 11 de abril de 2026, com críticas ao ministro Alexandre de Moraes e pedidos de delação de Daniel Vorcaro
Trump critica Papa Leão XIV e pontífice rebate ataques da administração americana
Presidente dos Estados Unidos questiona escolha do novo papa e suas posições, enquanto o líder da Igreja Católica afirma não temer críticas e reafirma compromisso com o Evangelho.
Ufba abre vagas gratuitas para alfabetização e letramento digital de idosos em Salvador
Inscrições para o projeto Unapi vão até 24 de abril no campus da universidade.
Morre o radialista esportivo Manuel Messias
Voz marcante do rádio baiano perde a luta contra o câncer no pulmão aos 69 anos.
Justiça Federal determina desmontagem e realocação da Capela Nossa Senhora da Boa Viagem, em Estância (SE)
Construída há mais de 400 anos pelos jesuítas na Praia do Saco, a capela deverá ser removida em até seis meses por decisão judicial que cita ocupação irregular da faixa de areia e risco de erosão costeira
Carregando..