As fortes chuvas na Zona da Mata mineira deixam ao menos 20 mortos

Temporais causam deslizamentos, soterramentos e inundações em Juiz de Fora e Ubá; estado de calamidade é decretado e buscas por desaparecidos continuam
Por: Brado Jornal 24.fev.2026 às 10h00
As fortes chuvas na Zona da Mata mineira deixam ao menos 20 mortos
Reprodução
Pelo menos 20 pessoas perderam a vida devido às intensas precipitações que castigaram a região da Zona da Mata de Minas Gerais desde a noite de segunda-feira (23). As cidades mais impactadas foram Juiz de Fora, com a maior parte das vítimas, e Ubá, que registrou óbitos adicionais.

De acordo com o último balanço do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, divulgado por volta das 9h40 desta terça-feira (24), Juiz de Fora concentra 16 mortes, enquanto Ubá soma quatro. Equipes de resgate seguem atuando em operações para localizar desaparecidos há relatos de até 45 pessoas ainda procuradas em Juiz de Fora — e atender ocorrências de deslizamentos de terra, desabamentos e enchentes.

Em Juiz de Fora, várias vítimas foram soterradas em bairros como JK e Santa Rita, com quatro óbitos confirmados em cada um desses locais. A prefeitura, sob comando da prefeita Margarida Salomão (PT), decretou estado de calamidade pública na madrugada devido à "gravíssima situação" provocada pelas chuvas persistentes. Aulas em toda a rede municipal foram suspensas, e escolas foram transformadas em abrigos para cerca de 440 desabrigados. Este fevereiro já é o mais chuvoso da história da cidade, com volumes que dobraram o esperado (acima de 580 mm acumulados em alguns registros).

Em Ubá, as chuvas provocaram transbordamento de rios e ribeirões, inundações em vias como a Avenida Beira Rio e desabamentos, incluindo um imóvel no centro. A Polícia Militar confirmou as quatro mortes na cidade, e a rede estadual de ensino também suspendeu as atividades.

A Defesa Civil emitiu alerta extremo para risco contínuo de deslizamentos, especialmente em áreas de relevo acidentado com morros e encostas. A população foi orientada a evitar deslocamentos desnecessários e permanecer em locais seguros enquanto as operações de resgate prosseguem.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
EUA propõem nova tarifa ao Brasil por falhas no combate ao trabalho forçado
Governo Trump sugere sobretaxa de 12,5% sobre importações brasileiras em investigação da USTR, ampliando tensão comercial com nova frente aberta pela Seção 301.
Lula convoca ministros para alinhar resposta às tarifas americanas
Presidente reúne nova equipe no Planalto em meio a três frentes de atrito com os Estados Unidos.
Réu confessa ter matado companheira com dezenas de facadas durante júri em Salvador
Gilmar Correia da Silva admitiu o crime cometido contra Lindiane Rufino Soares; jurados ainda vão decidir sobre as circunstâncias
Festas de Vorcaro em Nova York custaram R$ 11,9 milhões a políticos e autoridades
Eventos incluíram degustação de uísque, jantar com chef Salt Bae e festa temática com performers russas e ucranianas
Frente fria traz chuvas fortes a Salvador a partir desta quarta
Defesa Civil prevê temporais com ventos intensos até sexta-feira, mantendo alerta para alagamentos e deslizamentos em mais de 130 cidades baianas.
Dupla é detida com 500 camisas piratas da seleção na Bahia
Homem e mulher são flagrados pela PRF na BR-407, em Juazeiro, transportando mercadorias falsificadas e sem nota fiscal vindas de São Paulo.
Carregando..