Banco Central mantém Selic em 13,75% e encerra maior ciclo de alta de juros desde 1999

Autoridade monetária fez 12 elevações desde março de 2021; Copom diz que se ‘manterá vigilante’ sobre a inflação e continuará avaliando se estratégia será capaz de controlar os preços
Por: Brado Jornal 22.set.2022 às 06h36
Banco Central mantém Selic em 13,75% e encerra maior ciclo de alta de juros desde 1999
Guilherme Dionízio/Estadão Conteúdo - 05/08/2021

O Banco Central, através do Comitê de Política Monetária (Copom), anunciou nesta quarta-feira, 21, que irá manter a taxa Selic em 13,75% ao ano. A manutenção no atual nível quebra uma sequência de 12 altas consecutivas na taxa – que subia desde março de 2021 e registrou o maior ciclo de alta desde 1999, com a elevação de 11,75 pontos percentuais.

A decisão foi dividida, já que sete dos nove membros optaram em manter a atual taxa de juros. Outros dois participantes do comitê defenderam uma “elevação residual” de 0,25 ponto percentual, o que faria a Selic atingir um patamar de 14%.

Em comunicado, o Copom afirmou que “optou novamente por dar ênfase ao horizonte de seis trimestres à frente, que reflete o horizonte relevante, suaviza os efeitos diretos decorrentes das mudanças tributárias, mas incorpora os seus impactos secundários. “. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou uma deflação em dois meses consecutivos após a última reunião do grupo. Sob a influência da redução nos impostos de combustíveis – com as sucessivas reduções nos preços anunciadas pela Petrobras, energia e telecomunicações, os números da inflação registraram queda. O órgão ressaltou, ainda, que as expectativas de inflação para 2022, 2023 e 2024 encontram-se em torno de 6,0%, 5,0% e 3,5%, respectivamente.




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Em encontro com Alden e Diego Castro, Valdemar garante que 'não faltará estrutura do PL para candidatos baianos'
Capitão Alden e Diego Castro têm realizado uma série de reuniões políticas em Brasília desde o início da semana, incluindo um encontro com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
Carregando..