Auxílio Gás é vetado para mais de 260 mil famílias pelo governo

Ministério afirma que beneficiários não preenchiam requisitos do programa
Por: Brado Jornal 27.abr.2023 às 14h41
Auxílio Gás é vetado para mais de 260 mil famílias pelo governo

Desde janeiro, o governo Lula cortou o benefício de Auxílio Gás de 267 mil famílias, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social. O vale-gás consiste no pagamento de botijões a famílias carentes.

Os dados, divulgados pelo portal G1, mostram que em dezembro, o benefício era pago a 5,95 milhões de famílias. Em abril, esse número caiu para 5,69 milhões. A queda foi de quase 4,5%.

Segundo o ministro Wellington Dias, o corte do benefício ocorreu em razão de uma atualização cadastral, como a revisão feita com o Bolsa Família. “Nós tínhamos muitas pessoas que não preenchiam os requisitos. O vale-gás, na própria legislação aprovada pelo Congresso, estabelece uma meta que tem a ver com o tamanho da renda e muita gente com renda elevada estava recebendo. Nós estamos falando de um esforço de dinheiro do povo brasileiro”, declarou Dias, ao G1.

O Auxílio Gás foi criado em 2021 pelo governo de Jair Bolsonaro para tentar reduzir o efeito do preço do gás de cozinha no orçamento das famílias de baixa renda. Em abril, o custo com o programa foi de R$ 626,2 milhões.

Para ter direito ao benefício, é preciso estar inscrito no Cadastro Único e ter renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo. Cada família cadastrada recebe a cada dois meses o equivalente ao preço nacional de referência do botijão de 13kg de gás liquefeito de petróleo (GLP),

O pagamento pode ser acumulado com outros benefícios e auxílios, como o Bolsa Família, e é feito seguindo o mesmo calendário deste programa.

Em abril, o valor do benefício a cada família foi de R$ 110.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Senado convoca Rui Costa para esclarecer gastos
Senador também pede esclarecimento sobre novo PAC
Governo Lula registra mais de 2.000 novos casos prováveis de dengue
Segundo dados do Ministério da Saúde desta quarta-feira, 27, o Brasil segue com 2,323,150 casos prováveis
Foi grave Venezuela impedir opositora de Maduro, afirma Lula e Macron
A declaração dos presidentes foi depois de reunião bilateral no Palácio do Planalto por conta da 1ª visita oficial do francês ao Brasil
PSOL quer cassar vereador que organizou homenagem a Michelle Bolsonaro no Theatro Municipal
Segundo denúncia, o vereador Rinaldi Digilio (União Brasil) violou decisão judicial ao manter a entrega do título de cidadã paulistana à Michelle Bolsonaro (PL) no Theatro Municipal de São Paulo
Moraes pede que PGR se manifeste sobre ida de Bolsonaro a embaixada
Na segunda-feira (25), o jornal The New York Times revelou que o ex-presidente foi para a embaixada da Hungria em Brasília.
Carregando..