Cinco redes de televisão dos Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira (21) que vão suspender a cobertura conjunta da agenda presidencial. A medida responde à decisão de Donald Trump de banir o acesso à Casa Branca de jornalistas da CNN, da MS Now e do Politico.
O pool reúne ABC, CBS, CNN, Fox News e NBC. As emissoras se revezam na captação de atos e pronunciamentos e dividem as imagens entre si e com TVs locais. A Fox News é aliada do governo Trump. Como CNN e NBC (do grupo MS Now) estão entre os veículos barrados, o esquema ficou desfalcado. As cinco redes disseram que não vão cobrir a ausência: nos dias em que caberia a um veículo proibido, não haverá imagem.
Bryan Boughton, chefe da Fox News em Washington, comunicou que, a partir desta segunda, o pool não cobrirá eventos designados como cobertura compartilhada do presidente.
Na sexta (18), Trump anunciou o banimento. Alegou, sem provas, que os veículos divulgavam notícias falsas. Os três negaram. No sábado (19), jornalistas da CNN e da MS Now foram impedidos de entrar e tiveram os crachás recolhidos. Os veículos disseram que processariam o governo nesta segunda.
Trump afirmou no Truth Social que a Casa Branca não ataca a imprensa livre, que ele diz valorizar, e sim as fake news, descritas como câncer coordenado e ameaça à segurança nacional. Não deu exemplos nem citou nominalmente os três veículos. Desde o retorno à presidência, tem igualado a mídia tradicional ao que chama de notícia falsa.
Não é a primeira restrição. O governo abriu espaço para veículos alinhados e, no ano passado, limitou o acesso da Associated Press.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...