Após “saidão de Natal”, 522 presos não voltam para cadeias do RJ, incluindo assassinos condenados

O levantamento é da Secretaria de Administração Penitenciária
Por: Brado Jornal 04.jan.2022 às 16h53
Após “saidão de Natal”, 522 presos não voltam para cadeias do RJ, incluindo assassinos condenados

Traficantes e assassinos condenados de volta às ruas. O “saidão de Natal” das penitenciárias do Rio de Janeiro, para muitos presos, foi um caminho sem retorno. No total, 522 detentos não voltaram para as prisões, 42% do total de 1.240 presos que foram liberados para passar as festas em casa.

O levantamento é da Secretaria de Administração Penitenciária 

O prazo para retorno terminou às 22h do dia 30 de dezembro, mas muita gente não voltou. Entre eles, 8 integrantes da maior facção criminosa do Rio de Janeiro, o Comando Vermelho.

A medida está prevista da Lei de Execução Penal e beneficia presos em regime semiaberto ou que têm trabalho externo e que já tenham usufruído de pelo menos uma saída especial nos últimos 12 meses.

É necessário ainda apresentar bom comportamento e ter cumprido um sexto da pena, pelo menos. As saídas costumam acontecer em datas comemorativas como a Páscoa, o dia das mães e o Natal.

Presos que estão sob investigação, respondem a inquérito ou tenham recebido alguma sanção disciplinar não tem direito à saída.

A ideia da saída é preparar a volta do indivíduo para o retorno à convivência em liberdade. O sistema é progressivo e o condenado vai ganhando direitos gradualmente.

Mas todos os anos muitos presos aproveitam a oportunidade para escapar e o número vem crescendo ano a ano

Em 2020, muitos foram autorizados a permanecer em prisão domiciliar por causa da Covid. Em 2019, dos 2.582 autorizados, 16% não retornou. Em 2018, foram 15%.

O Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ) informou nesta terça-feira (4), por meio de nota, que não foi “formalmente comunicado” pela Seap sobre a evasão de presos, mas que ao tomar conhecimento da notícia pela imprensa, o juiz da Vara de Execuções Penais já determinou que a secretaria encaminhe a relação dos presos que não retornaram para que possa determinar a recaptura (veja mais abaixo a íntegra da nota do TJ).

Veja a situação de retorno dos detentos de acordo com o presídio.

Esmeraldino Bandeira

Saíram: 174 presos

Retornaram: 111 presos

Evadidos: 63


Plácido de Sá Carvalho

Saíram: 511 presos

Retornaram: 464 presos

Evadidos: 47 presos


Vicente Piragibe

Saíram: 530 presos

Retornaram: 128 presos

Evadidos: 402 presos


Lemos de Brito

Saíram: 25 presos

Retornaram: 14 presos

Evadidos: 10 presos

Nota do TJRJ

“O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro esclarece não ter sido formalmente comunicado pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) sobre a evasão (não retorno) de presos beneficiados com a saída de visitação à família durante o período natalino na forma prevista na legislação vigente.

Informa que os processos respectivos são analisados por uma equipe de juízes da Vara de Execuções Penais (VEP) e que o deferimento do benefício depende do preenchimento de requisitos legais de ordem objetiva (lapso temporal) e subjetiva (bom comportamento carcerário, sendo que este decorre de informações prestadas pela própria Seap), conforme previsto no artigo 123 da Lei de Execução Penal.

Em razão do que foi amplamente noticiado sobre o não retorno de diversos apenados beneficiados com a saída para visitar a família no período de Natal, o juiz Marcello Rubioli, da Vara de Execuções Penais, determinou, imediatamente, que a Seap encaminhe a relação desses apenados faltosos para em seguida analisar a situação de cada um deles para autorizar a regressão cautelar ao regime fechado e determinar a recaptura imediata”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
PL propõe cassação de psolista após briga com militante do MBL
O aviso foi dado pelo deputado Eduardo Bolsonaro
Antes das redes sociais "éramos felizes e não sabíamos", afirma Moraes
Em discurso, o ministro voltou a defender regulação das redes
Não pode ser vetado o acesso dos presos à família, diz Rui Costa sobre saidinha
“Quero dizer que o presidente Lula sancionou a essência do projeto, que foi tornar mais rígida a liberação de presos em momentos ao longo do ano”, disse o ministro da Casa Civil
Ministro pede desculpas após exoneração de primo de Lira no Incra
Wilson César de Lira Santos foi demitido nesta terça-feira, 16
“Não me arrependo”, diz Glauber Braga sobre agressão a militante do MBL
O psolista empurrou e chutou o youtuber Gabriel Costernaro para fora da Câmara dos Deputados nesta terça-feira depois de uma discussão
Vereadores são presos suspeitos de favorecer PCC
Contratos somam R$ 200 milhões
Carregando..