Quatro homens morrem em troca de tiros com a polícia na BA

Os quatro homens que morreram e mais um que foi preso são acusados de terem assassinado dois Policiais Militares
Por: Brado Jornal 04.dez.2023 às 16h46
Quatro homens morrem em troca de tiros com a polícia na BA

A polícia da Bahia realizou uma série de operações no oeste do estado após a morte de dois policiais militares. Quatro suspeitos de envolvimento nos assassinatos foram mortos durante as ações, que ocorreram ao longo deste domingo, 3. Além disso, um quinto homem foi preso.

Os acontecimentos tiveram início com a morte do soldado Elias Souza França, de 29 anos, lotado na 30ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Santa Maria da Vitória (BA). O militar foi morto durante uma festa que acontecia na cidade, na manhã do domingo. Ele estava de folga no momento do crime, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP) da Bahia. A motivação para o assassinato ainda não foi esclarecida.

Logo após a morte do soldado Elias, a polícia localizou o primeiro suspeito de envolvimento no homicídio. O homem, identificado como Thauan Souza da Anunciação, resistiu à prisão e acabou baleado. Ele foi socorrido à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, mas não resistiu aos ferimentos. Com ele foram encontrados um revólver, munições, drogas e outros itens relacionados ao crime.

Durante a tarde, agentes da Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e da Delegacia Territorial (DT) de Santa Maria da Vitória localizaram outro suspeito de envolvimento no assassinato do soldado Elias. Segundo a polícia, ele fugiu em uma moto com o autor dos disparos. Durante o depoimento, ele confessou sua participação e indicou o local onde o principal suspeito estaria escondido.

O principal suspeito foi encontrado no distrito de Cuscuzeiro, na zona rural do município. Durante uma troca de tiros com a polícia, o suspeito e um comparsa foram baleados e não resistiram aos ferimentos. O cabo PM João Paulo Fernandes Batista foi atingido e não resistiu.

Já à noite, o último suspeito foi localizado em uma casa no bairro Nova Esperança. Ao perceber a presença dos agentes, ele abriu fogo, mas acabou sendo baleado e veio a óbito. Com ele foram encontrados uma arma roubada do soldado Elias, drogas e outros objetos relacionados ao crime.

Além desses incidentes em Santa Maria da Vitória, outras três mortes ocorreram em Salvador no mesmo dia. Segundo a SSP, policiais militares se depararam com homens armados durante um patrulhamento próximo a uma linha de trem. Após uma tentativa de abordagem, os suspeitos iniciaram um confronto armado com a polícia, resultando na morte de três indivíduos.

Em 2022, a Bahia liderou o ranking nacional de mortes decorrentes de intervenção policial, registrando 1.464 homicídios, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. A cidade de Salvador e sua região metropolitana foram responsáveis por mais de 70 dessas mortes somente em setembro de 2023, geralmente ocorrendo em bairros periféricos.

A polícia afirma que as vítimas eram predominantemente ligadas a facções criminosas ou suspeitas de crimes graves, e os confrontos envolveram trocas de tiros.

De acordo com dados divulgados pela Rede de Observatórios da Segurança, a Bahia, estado governado pelo PT há 17 anos, foi o estado que registrou o maior número de mortes em ações de agentes de segurança desde 2015. Os dados confirmam o duplo padrão do PT de Lula, que ataca o governo de São Paulo em razão de operações policiais, mas governa há 17 anos o estado que mais mata no país.

A Bahia tem enfrentado uma onda de violência desde setembro. Segundo dados do Instituto Fogo Cruzado, apenas na cidade de Salvador e região metropolitana, mais de 70 mortes ocorreram durante ações policiais em setembro de 2023, geralmente em áreas periféricas.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Nome do principal pré-candidato da direita em Salvador é lançado na noite deste sábado (27)
Alexandre Moreira, pré-candidato a vereador de Salvador pelo PL, mesmo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro
Carregando..