Ex-chefe do Dnocs na Bahia é alvo de operação da PF por suspeita de desvio de máquinas agrícolas

Lucas Maciel Lobão Vieira, ex-coordenador do órgão, já é investigado em outro esquema de corrupção; operação cumpre mandados em Salvador, Simões Filho e América Dourada
Por: Brado Jornal 12.mar.2025 às 09h00 - Atualizado: 12.mar.2025 às 10h20
Ex-chefe do Dnocs na Bahia é alvo de operação da PF por suspeita de desvio de máquinas agrícolas
Reprodução

O ex-chefe do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca na Bahia (Dnocs), o advogado Lucas Maciel Lobão Vieira, foi novamente alvo de uma operação da Polícia Federal nesta quarta-feira (12). A investigação apura o desvio de máquinas e implementos agrícolas do pátio da Coordenação Estadual do Dnocs na Bahia (Cest-BA) entre os anos de 2019 e 2021.

Agentes federais cumprem 11 mandados de busca e apreensão nas cidades de Salvador, Simões Filho e América Dourada, no interior do estado. De acordo com o site Metrópoles, Lucas Maciel é o principal alvo da operação. Ele já é investigado na Operação Overclean, que revelou um esquema bilionário de corrupção no Dnocs, e foi preso no final de 2024 por suspeitas de fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.

As investigações indicam que servidores do Dnocs, em conluio com particulares, desviaram máquinas agrícolas destinadas à agricultura familiar. Em vez de entregarem os equipamentos aos beneficiários legais, os envolvidos vendiam ou direcionavam as máquinas para terceiros, caracterizando o crime de peculato. Para viabilizar o esquema, foram forjados documentos administrativos e os equipamentos foram retirados de forma fraudulenta do pátio do Dnocs.

A Polícia Federal descobriu que as associações de produtores rurais mencionadas nos registros não tinham conhecimento da operação. A Justiça Federal de Salvador emitiu as ordens de busca, e a operação contou com a participação de 35 policiais federais. Pelo menos uma máquina agrícola foi apreendida.

Os investigados poderão responder por peculato, organização criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Operação mira suspeitos de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro na Bahia
Polícia Civil cumpre mandados em Salvador e mais quatro cidades para desarticular grupo investigado por movimentar milhões com o crime
Banco Master pagou viagem de diretor-geral da PF a Londres
Instituição custeou passagem aérea e hospedagem de Andrei Rodrigues em 2023, quando ele já comandava a Polícia Federal
Bahia registra alta de casos de síndrome respiratória aguda grave
Estado já contabiliza mais de 1.200 notificações em 2026, com aumento expressivo em relação ao ano anterior
PF deflagra operação contra fraude eleitoral em Juazeiro
Investigação aponta compra de votos e uso de recursos públicos para favorecer candidatos nas eleições municipais
Dois homens ficam feridos após acidente em rodoviária na Bahia
Veículo invadiu o terminal de passageiros e colidiu com estrutura na cidade de Eunápolis
Carregando..