Ex-chefe do Dnocs na Bahia é alvo de operação da PF por suspeita de desvio de máquinas agrícolas

Lucas Maciel Lobão Vieira, ex-coordenador do órgão, já é investigado em outro esquema de corrupção; operação cumpre mandados em Salvador, Simões Filho e América Dourada
Por: Brado Jornal 12.mar.2025 às 09h00 - Atualizado: 12.mar.2025 às 10h20
Ex-chefe do Dnocs na Bahia é alvo de operação da PF por suspeita de desvio de máquinas agrícolas
Reprodução

O ex-chefe do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca na Bahia (Dnocs), o advogado Lucas Maciel Lobão Vieira, foi novamente alvo de uma operação da Polícia Federal nesta quarta-feira (12). A investigação apura o desvio de máquinas e implementos agrícolas do pátio da Coordenação Estadual do Dnocs na Bahia (Cest-BA) entre os anos de 2019 e 2021.

Agentes federais cumprem 11 mandados de busca e apreensão nas cidades de Salvador, Simões Filho e América Dourada, no interior do estado. De acordo com o site Metrópoles, Lucas Maciel é o principal alvo da operação. Ele já é investigado na Operação Overclean, que revelou um esquema bilionário de corrupção no Dnocs, e foi preso no final de 2024 por suspeitas de fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.

As investigações indicam que servidores do Dnocs, em conluio com particulares, desviaram máquinas agrícolas destinadas à agricultura familiar. Em vez de entregarem os equipamentos aos beneficiários legais, os envolvidos vendiam ou direcionavam as máquinas para terceiros, caracterizando o crime de peculato. Para viabilizar o esquema, foram forjados documentos administrativos e os equipamentos foram retirados de forma fraudulenta do pátio do Dnocs.

A Polícia Federal descobriu que as associações de produtores rurais mencionadas nos registros não tinham conhecimento da operação. A Justiça Federal de Salvador emitiu as ordens de busca, e a operação contou com a participação de 35 policiais federais. Pelo menos uma máquina agrícola foi apreendida.

Os investigados poderão responder por peculato, organização criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ministro do STF agenda reunião com governador do Rio sobre operação em favelas
Alexandre de Moraes preside audiência com Cláudio Castro nesta segunda-feira
Carregando..