PF deflagra operação contra publicitário ligado a banqueiro por invasão de dados sigilosos

Investigação mira Thiago Miranda, que teria monitorado vida privada de jornalista Malu Gaspar e executivo do Itaú a pedido de Daniel Vorcaro
Por: Brado Redação 09.jul.2026 às 17h16
PF deflagra operação contra publicitário ligado a banqueiro por invasão de dados sigilosos
Foto: Reprodução

A Polícia Federal cumpriu nesta quinta-feira mandados de busca e apreensão contra o publicitário Thiago Miranda, figura próxima ao banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. A ação, autorizada pelo ministro André Mendonça, relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), apura a suposta devassa em dados sigilosos de jornalistas e executivos.

A operação investiga o uso de plataformas ilegais para obter informações financeiras, familiares e patrimoniais com o objetivo de intimidar alvos considerados “obstáculos”. Entre eles está a colunista Malu Gaspar, do GLOBO, e o CEO do Itaú, Milton Maluhy. A Procuradoria-Geral da República (PGR) apoiou os pedidos da PF, que classificou as ações como de alto grau de periculosidade, com contornos de organização criminosa.

De acordo com a decisão de Mendonça, Miranda atuava de forma central, coordenando buscas, analisando processos antigos e repassando dados sensíveis a Vorcaro. As conversas revelam planos para “revirar a vida” da jornalista e encontrar “elementos desabonadores”. O publicitário também teria usado recursos de supostas fraudes do banco para campanhas de desinformação.

O inquérito aponta que o grupo buscava proteger interesses do Banco Master, que enfrentou crise financeira e foi liquidado pelo Banco Central. A PF menciona possível crime de invasão de dispositivo informático (art. 154-A do Código Penal).

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) condenou os métodos como “mafiosos” e cobrou proteção aos profissionais de imprensa. O GLOBO repudiou a perseguição e reafirmou o compromisso com o jornalismo independente.

A defesa de Miranda afirmou não ter acesso ao material citado e repudiou vazamentos seletivos. As buscas incluem apreensão de celulares, documentos e extração de dados na nuvem. As investigações prosseguem para esclarecer toda a extensão dos fatos.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Amanda Vettorazzo dá voz de prisão a homem por tentativa de suborno em contrato de câmeras e é anunciada como ministra em eventual governo
Vereadora e coordenadora de campanha registra ocorrência no 1º Distrito Policial de São Paulo após proposta de vantagem indevida; coletiva ocorreu nesta terça-feira (25) às 19h
Homem ligado ao BDM morre em troca de tiros com a PM
Dois jovens são resgatados após denúncia de tribunal do crime em São Cristóvão
Carregando..