Justiça eleitoral manda Tarcísio remover vídeo do Instagram

A decisão liminar (de caráter provisório) foi proferida pela juíza auxiliar Maria Claudia Bedotti nesta quarta-feira no âmbito de uma ação movida pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB)
Por: Brado Jornal 04.ago.2022 às 17h44
Justiça eleitoral manda Tarcísio remover vídeo do Instagram
Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) determinou que Tarcísio de Freitas (Republicanos) remova um vídeo publicado na conta de Instagram do candidato ao governo de São Paulo e aplicou-lhe uma multa de R$ 5 mil.

A decisão liminar (de caráter provisório) foi proferida pela juíza auxiliar Maria Claudia Bedotti nesta quarta-feira no âmbito de uma ação movida pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB). 

O vídeo em questão mencionava que “São Paulo precisa de Tarcísio Gomes de Freitas no comando”. Segundo a decisão de Bedotti, “por mais de um minuto o narrador tece uma série de elogios ao representado (Tarcísio), enaltecendo suas qualidades”. Ao final, o vídeo termina com expressões como “Agora chegou a nossa vez. Chegou a vez de São Paulo. É hora de Tarcísio.” 

A juíza afirma que o vídeo é uma peça de propaganda antecipada. Para a magistrada, “não há dúvidas, (…) que a postagem não se limita a enaltecer as qualidades pessoais do pré-candidato, na medida em que contém orações que, assim como a hashtag, têm similitude semântica com o pedido expresso de voto”. 

“Trata-se das chamadas ‘palavras mágicas’, empregadas pelo autor da postagem para defender publicamente a sua vitória e com significação que pode ser percebida e compreendida de forma direta pelo eleitor, sem dúvidas ou ambiguidades, como pedido antecipado de voto”, afirmou a juíza.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Quaest: Lula tem 39% e Flávio Bolsonaro, 34%
Levantamento de 24 a 27 de setembro aponta fim do empate técnico no primeiro turno; segundo turno entre os dois fica empatado em 42%
Da venda da Ebal ao Banco Master, três figuras do poder baiano passam pela mesma história, cada uma em seu compartimento
O conselheiro: Otto Alencar não participou do leilão, mas sua relação com a Ebal vem de antes: presidiu o Conselho de Administração da empresa, cuja atuação também foi examinada pela CPI aberta na Assembleia em 2007
PF aponta viagem de R$ 1,8 milhão de Lulinha à aurora boreal paga por lobista
Roberta Luchsinger teria custeado roteiro com famílias pela Suécia, Finlândia e Suíça, com hotel de luxo, esqui, jatinho, chef e mordomo, segundo orçamento encontrado no celular dela
Lewandowski chamou Vorcaro para posse no Ministério da Justiça
Mensagens no celular do ex-banqueiro registram convite, encontro em São Paulo e troca de números após a cerimônia
Lula deve faltar ao debate da Globo e adiar embate com Flávio Bolsonaro
Aliados veem desgaste em ser alvo de todos os candidatos; Edinho diz que o presidente prefere formato cara a cara no segundo turno
Ricardo Salles desiste da disputa ao Senado em São Paulo e declara apoio a Derrite e André do Prado
Anúncio foi feito nesta segunda-feira (28), a seis dias do primeiro turno, ao lado de Tarcísio de Freitas; deputado do Novo estava atrás nas pesquisas
Carregando..