Política Exclusivo

“Bolsonaro conseguiu pautar tudo mesmo com toda dificuldade”, diz jornalista político

Em entrevista ao programa Brado Jornal, Thiago Cortês compartilhou a sua opinião sobre o debate presidenciável do domingo (28)
Por: Rebeca Costa 30.ago.2022 às 14h29 - Atualizado: 30.ago.2022 às 14h34
“Bolsonaro conseguiu pautar tudo mesmo com toda dificuldade”, diz jornalista político
Foto: Reprodução/Youtube

O primeiro debate entre os candidatos à presidência que ocorreu neste domingo (28), com os principais candidatos ao Palácio do Planalto. Para opinar sobre isso, a Brado Rádio convidou o jornalista político Thiago Cortês para dar entrevista no programa Brado Jornal desta terça-feira (30).


Para o sociólogo, a mídia colocou a candidata Simone Tebet (MDB) como a melhor no debate para não afirmarem que foi o presidente Jair Bolsonaro (PL).  “Eles [mídia] não podiam afirmar que o Bolsonaro ganhou do Lula, então disseram que foi a Simone Tebet. Não lembro de nenhuma frase memorável dela, só quando ela disse que ‘nós precisamos de uma mulher para arrumar a casa’”, afirmou. 

“No ponto de vista da persuasão, eu acho que o Jair de longe ganhou o debate. Não existe nenhuma agenda de temas que o Lula tenha conseguido introduzir neste debate. Ele tentou falar sobre a fome, jogar dados retorcidos... Fez de tudo para introduzir temas que iriam repercutir na mídia, mas não conseguiu. Quem conseguiu colocar pautar a imprensa mesmo com toda a dificuldade foi o Bolsonaro”, acrescentou o jornalista. 


Sobre as suposições que o candidato Lula não estaria nos próximos debates, Côrtes disse que “já vi as notícias de hoje dizendo que o Lula quer mudar as regras do debate para que ele não seja exposto como foi no último”. 


Em relação ao modo do presidente de se expressar, que muitos afirmam ser de forma rude, Thiago disse que se o chefe do Executivo mudar a sua postura, os próprios bolsonaristas podem não se identificar mais com o presidente.

“Se o Jair recuar e for para uma versão ‘JB paz e amor’, vai ficar irreconhecível para os próprios apoiadores, não vai combinar com a personalidade pública que ele construiu ao longo dos anos. Assumir uma postura diferente de não confronto, de tentar apenas mostrar números e argumentos, não é o Bolsonaro que a gente conhece. As pessoas votam nele porque se identificam, primeiro, com a capacidade que ele tem de confrontar a hipocrisia da classe política e todos esses pactos de ‘bonzinhos’ que alguns políticos têm”, argumentou.


Sobre a participação do candidato Ciro Gomes, Cortês acha que não agregou em nada ao debate. 

“De Ciro Gomes, conseguimos extrair um meme e o resto foi absolutamente a pauta do Bolsonaro e então, as pessoas são obrigadas a se debruçar sobre o que ele diz”, afirmou.


O silêncio de Lula sobre os crimes ligados a eles foi o suficiente para Thiago concluir que o ex-condenado compactua com tais atos.

“O Lula teve a oportunidade de falar na sua tréplica que ele lamenta sobre a perseguição dos cristãos na Nicarágua, que a Venezuela foi um experimento fracassado... Ficou bastante claro neste silêncio que ele é cúmplice dessas tragédias nos países vizinhos”, finalizou.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Evento em Londres barra imprensa; “Nem a pau”, diz Moraes ao negar entrevista
Ministros do STF estiveram presentes no 1º Fórum Jurídico – Brasil de Ideias
Homens assaltam joalheria no Shopping Paralela
Roubo ocorreu na noite desta quarta-feira (24)
Empresas 'amigas do governo' foram desabilitadas a receber licitação
Segundo site, o pedido foi negado por falta da documentação necessária
Lira reajusta em 60% valor de diárias para deputados em viagens
A Câmara afirma que o percentual de 60,62% corresponde à variação acumulada do IPCA de junho de 2015 a março de 2024
Homem com camisa do Hamas distribui panfletos em audiência da Câmara sobre crise humanitária em Gaza
Comissão de Legislação Participativa discutia a crise humanitária vivida na Faixa de Gaza
Ao lado de Bruno Reis, ACM Neto participa de inauguração do trecho 2 do BRT: ‘Foi uma luta por muitos anos’
O evento de inauguração contou ainda com a presença do ministro das Cidades do Governo Federal, Jader Filho, e outras autoridades locais
Carregando..