Governador petista eleito começa com 'presentes de grego' para a Bahia, descumpre promessa e aumenta ICMS

A elevação do tributo foi publicada pelo governo do estado nesta quinta-feira (22). Durante a campanha eleitoral, Jerônimo prometeu não aumentar impostos.
Por: Brado Jornal 23.dez.2022 às 08h03 - Atualizado: 24.dez.2022 às 13h36
Governador petista eleito começa com 'presentes de grego' para a Bahia, descumpre promessa e aumenta ICMS

O governo de Jerônimo Rodrigues (PT) ainda nem começou, mas já deixa como cartão de visita alguns presentes de grego para a população da Bahia. O primeiro deles é que o petista descumpriu promessa de campanha e vai começar sua gestão com aumento do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS), cuja alíquota saiu de 18% para 19%. 


A elevação do tributo foi publicada pelo governo do estado nesta quinta-feira (22). Durante a campanha eleitoral, Jerônimo prometeu não aumentar impostos. 


Além disso, o petista, que está em transição junto ao governo de Rui Costa (PT), aumentou o custo da máquina estadual com crescimento no número de secretarias, cargos e do próprio salário. Com Jerônimo, a administração terá 25 secretarias - aumentou uma pasta em relação a Rui, que tinha 24. 


A reforma administrativa enviada pelo governo durante a transição também prevê a criação de mais de 200 novos cargos. Na prática, a reforma de Jerônimo cria mais de mil cargos e extingue outros cerca de 800, resultando numa diferença de 200 novos postos para indicação de aliados. 


O último presente de grego é que Jerônimo terá um salário de governador quase 50% maior do que a atual remuneração do chefe do Executivo estadual. O salário do governador eleito será de R$ 34 mil a partir do próximo ano, contra cerca de R$ 23 mil da remuneração atual.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Evento de 1º de Maio em São Paulo registra baixa adesão
Ato organizado por metalúrgicos com presença de três ministros atrai apenas 400 pessoas, menos da metade do público projetado
Carregando..