Augusto Aras diz que ‘é hora de voltar à normalidade’ e defende respeito ao voto popular

Procurador-Geral da República discursou durante sessão solene de abertura dos trabalhos do Judiciário de 2023 e garantiu que irá reprimir atentados contra o estado democrático de direito
Por: Brado Jornal 01.fev.2023 às 14h32
Augusto Aras diz que ‘é hora de voltar à normalidade’ e defende respeito ao voto popular
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Procurador-Geral da República, Augusto Aras, discursou no Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira, 1°, durante sessão solene de abertura dos trabalhos do Poder Judiciário de 2023. A cerimônia teve ainda discursos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), da presidente do STF, Rosa Weber e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD). Durante seu discurso, Aras defendeu que, após a polarização política dos últimos meses, é hora de “reconciliar” e “voltar à normalidade”, além de dizer que o voto popular deve ser respeitado. “A polarização política, expressão legitima da intensidade e diversidade da vida democrática em um país plural e multicultural exige também o respeito às diferenças. A promoção da cultura da tolerância é um dever permanente de todos, abrigando-se sobre o mesmo teto da Constituição, que estabelece as regras do jogo para dizer direitos fundamentais e uma estrutura institucional que viabiliza o momento da decisão, sobretudo do momento da eleição e do voto popular, que deve ser respeitado, […] especialmente pelos que não obtiveram maioria ou proporção necessária. É hora de reconciliar. A sociedade passou por um certame eleitoral. A majoritariedade inerente a este processo eleitoral se expressou nas urnas. É hora de voltarmos à normalidade das instituições e das pessoas”, disse Aras.

Em outro momento, o PGR afirmou que a sessão era “momento de um simbolismo imenso”, destacando o compromisso do Brasil com a preservação dos “valores democráticos e republicanos. Aras ainda classificou a atuação da Procuradoria-Geral da República como “estrategicamente discreta” e afirmou durante seu discurso: “Democracia, eu te amo”. Além disso, o PGR falou sobre a invasão às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro, dizendo que sua gestão atuou para manter a paz em 2021 e em 2022 e que, caso seja necessário, irá reprimir atentados ao estado democrático de direito. “Essa não é a primeira vez que invoco os testemunhos dos ministros desta Corte para dizer o quanto nós fizemos para manter a paz em 2021 e em 2022, e dizer que agiremos preventivamente sempre. Se for necessário reprimir atentados ao estado democrático de direito, nós assim o faremos, como fizemos tantas vezes, ministro Fux”, mencionando o ex-presidente da Corte.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Evento de 1º de Maio em São Paulo registra baixa adesão
Ato organizado por metalúrgicos com presença de três ministros atrai apenas 400 pessoas, menos da metade do público projetado
Carregando..