Senador apresenta emenda para suprimir imposto sobre exportação do petróleo

Taxação está prevista na Medida Provisória do governo Lula que pôs fim à desoneração dos combustíveis
Por: Brado Jornal 02.mar.2023 às 13h35
Senador apresenta emenda para suprimir imposto sobre exportação do petróleo
Foto: Alex Ferreira / Câmara dos Deputados

O senador Rogério Marinho (PL-RN) apresentou emenda para suprimir de medida provisória do presidente Lula um artigo que cria um imposto de exportação sobre o petróleo. O novo imposto foi incluído na MP 1163, de 28 de fevereiro, que estabeleceu a volta da cobrança de PIS/Pasep e Cofins nas operações com combustíveis.

Conforme a MP, a alíquota do novo imposto é de 9,2% e incide sobre as exportações de óleos brutos de petróleo ou de minerais betuminosos. A cobrança vai até 30 de junho.

O senador afirmou que o novo imposto terá impactos na atração de investimentos em pesquisa, exploração e produção de petróleo. “Os produtos ficam mais caros e perdem espaço para outros países que não adotam essa tributação, o que leva a uma redução nas exportações, na produção e no emprego do setor afetado”, escreveu, na justificativa da emenda.

E isso afeta a economia como um todo, já que as exportações de petróleo são o terceiro item mais importante da balança comercial brasileira, responsável por um superávit de R$ 65 bilhões nos últimos quatro anos. Esses dados são do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), citados por Marinho. Além disso, a indústria de óleo e gás tem a estimativa de gerar mais de 445 mil postos de trabalho diretos e indiretos nos próximos 10 anos e investir cerca de US$ 180 bilhões.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Gilmar quer pausar julgamento de Moraes no Master até mapear ministros
Decano pede sindicâncias, questiona Nunes Marques e critica André Mendonça; sessão está parada por vista de Flávio Dino
Ricardo Salles desiste da disputa ao Senado em São Paulo e declara apoio a Derrite e André do Prado
Anúncio foi feito nesta segunda-feira (28), a seis dias do primeiro turno, ao lado de Tarcísio de Freitas; deputado do Novo estava atrás nas pesquisas
Lewandowski chamou Vorcaro para posse no Ministério da Justiça
Mensagens no celular do ex-banqueiro registram convite, encontro em São Paulo e troca de números após a cerimônia
Transporte em Salvador será gratuito no primeiro turno das eleições
Ônibus, BRT, amarelinhos e Elevador Lacerda sem tarifa no domingo (4), das 6h às 20h, com frota de dia útil
TSE recebe ao menos 450 ações na reta final da disputa
Campanhas presidenciais recorrem à Justiça contra vídeos, ataques e propaganda; primeiro turno ocorre no domingo
Quaest: Lula tem 39% e Flávio Bolsonaro, 34%
Levantamento de 24 a 27 de setembro aponta fim do empate técnico no primeiro turno; segundo turno entre os dois fica empatado em 42%
Carregando..