Câmara vai investigar fraude envolvendo ministro de Lula

Juscelino Filho nomeou piloto particular no legislativo
Por: Brado Jornal 31.mar.2023 às 16h16
Câmara vai investigar fraude envolvendo ministro de Lula

A Câmara dos Deputados abriu investigação contra a nomeação do piloto particular do ministro das Comunicações do governo Lula, Juscelino Filho.

Leumas Rennder Campos Figueiredo está nomeado no gabinete do deputado Dr. Benjamim de Oliveira (União-MA), aliado do ministro. No entanto, ele presta serviços privados para Juscelino. A informação foi publicada pelo jornal Estado de S.Paulo. Figueiredo já foi notificado para apresentar esclarecimentos. Ele continua empregado no gabinete.

O procedimento foi iniciado para apurar possível fraude na situação do piloto porque, além das suspeitas de ele ser pago para fins privados, há indícios de que ele ocultou sua participação em empresas ao ser nomeado na Câmara. O regramento interno da Casa proíbe que pessoas com funções de administração em empresas tomem posse como assessores de gabinetes.

Leumas Figueiredo é sócio-administrador de duas empresas no ramo de escola de aviação e transporte de malotes. Nas redes sociais, identifica-se como piloto. Ele já publicou fotos voando com a aeronave de Juscelino Filho e o nome dele aparece em documentação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para obtenção e renovação de atestados de aeronavegabilidade para o avião do ministro.

“Se configurada infração disciplinar, o servidor será encaminhado à Comissão de Disciplina para responder a processo administrativo”, informou a Câmara, em nota à reportagem.

As sanções possíveis vão de advertência à demissão do funcionário comissionado. No gabinete, Leumas recebe R$ 10,2 mil mensais. Após a publicação da reportagem, o piloto apagou de seu perfil no Instagram.

O piloto trabalhava no gabinete de Juscelino Filho desde 2018. Quando se tornou ministro do governo Lula, o funcionário foi mantido pelo suplente e aliado de Juscelino, Dr. Benjamim de Oliveira.

Em nota, Juscelino negou irregularidades. “Presta suas atividades com zelo, profissionalismo e regularidade, no apoio à atividade parlamentar em Brasília e no Estado, seja presencialmente, seja em modelo híbrido ou remoto na pandemia”, disse.

O piloto não se manifestou. O deputado Benjamim de Oliveira disse que “havendo comprovação de qualquer irregularidade no exercício da função determinada por mim, não tenho qualquer problema ou impedimento em exonerar”.




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ao lado de Lula, chefe de Exército fala em defender ideais democráticos
Investigado, general Tomás Paiva também defendeu 'previsibilidade orçamentária' para projetos militares
Micareta de Feira: Capitão Alden acompanha o trabalho da tropa
Deputado repetiu ação similar a realizada no Carnaval de Salvador deste ano
Bolsonaro solicita impedimento de Zanin em recurso contra inelegibilidade
Advogados de ex-presidente pediram ao ministro que se declare impedido ou suspeito de analisar recurso dele contra decisão do TSE
Assessoria de Moraes mandou bloquear perfis 27 vezes sem dizer qual crime foi cometido
A AEED foi citada 40 vezes no relatório que anexa ações do ministro Alexandre de Moraes ao proferir decisões para derrubar perfis nas redes sociais
PL vai acionar TSE pela cassação de Moro
O senador havia sido alvo de acusações de abuso de poder econômico, caixa dois e manipulação dos meios de comunicação durante as eleições de 2022
Musk vai depor ao Congresso dos EUA sobre Alexandre de Moraes
A data ainda não foi divulgada mas será no mês de maio
Carregando..